Desenvolvimento sustentável terá Aula Magna Internacional dia 10 na UEMS de Campo Grande
O auditório central da Universidade Estadual de MS (Uems), de Campo Grande, vai sediar no próximo dia 10 de setembro, às 19h, uma Aula Magna Internacional tendo como principal tema o desenvolvimento sustentável do planeta. O evento terá como palestrante a professora doutora Mara Rute Hercelin e como mediador o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa.
Mara Rute é diretora de projetos do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação ( CAESE |CEAEDD) e membro do Cluster Paris-Saclay, um dos principais polos mundiais de inovação e pesquisa, que abriga universidades e centros de excelência que desenvolvem avanços significativos na área da saúde mental, desde a neurociência aplicada até soluções tecnológicas para o bem-estar psicológico.
Ela também é consultora especialista na Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e na Coalizão EDS2030 Unesco. Os ODS da ONU são um plano global adotado em 2015, composto por 17 objetivos e 169 metas, que visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. Essa agenda busca um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, promovendo crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.
A palestra de Mara Rute terá como tema Educação Oceânica, Cidadania Global, e ODS da Agenda 2030: Conexões de Pesquisa e Projetos Azuis para o Pantanal e Rota Bioceânica”. O mediador, professor Lúcio Flávio, é docente e coordenador do curso de Direito da Uems da unidade de Bataguassu, coordena o ProfAgua e faz parte da coordenação do projeto Uems na Rota Bioceânica.