Destaque nacional: Jateí realiza sonhos da pessoa idosa, acolhendo com o amor e atenção integral
Vídeos:
A pessoa idosa tem um olhar especial no município de Jateí, com a Prefeitura dando atenção integral para quem contribuiu com uma vida de trabalho na comunidade. Dentro desta política de valorização permanente da chamada terceira idade, são realizadas diversas ações de acolhimento e prestação de serviços. Este compromisso com a melhor idade coloca Jateí na posição 25 entre os mais cinco mil municípios do Brasil na área de Assistência Social.
Uma das ações mais recentes foi a decisão de injetar felicidade nas pessoas atendidas pelo Projeto Conviver. Uma excursão levou dezenas de idosos para um passeio ao litoral paranaense (Guaratuba/Curitiba/Morreste). A iniciativa realizou sonhos, porque grande parte das pessoas que participaram da atividade ainda não conheciam o mar e também nunca havia viajado de trem.
A excursão contou com a participação da primeira dama Maria Aparecida Neres Leite, que acompanhou os integrantes do Projeto Conviver, ajudando no acolhimento. Neres também fez questão de destacar o empenho na organização da ex-secretária de Assistência Social, Antônia Marcia, da atual Sandra Melissa, e da coordenadora Rozângela Correia Dias.
iAlém da realização de sonhos, estimular a convivência, autoestima e uma vida mais saudável, o poder público municipal realiza outras ações de apoio e acolhimento à pessoa idosa em Jateí. A Prefeitura realiza um trabalho de excelência voltado para a proteção social básica.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), caracterizado como porta de entrada das famílias, ofertando benefícios sociais para amenizar suas dificuldades, auxiliando as famílias e indivíduos na superação das vulnerabilidades sociais vivenciadas.
Destes, cumpre mencionar os benefícios eventuais, que são provisões temporárias, tais como auxilio alimentação, aluguel social, energia, água, documentação, entre outros, desempenhando a função protetiva da família no que tange a segurança da acolhida,. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado às pessoas com deficiência e aos idosos a partir de 65 anos, que não possuem meios de prover sua subsistência.
Projeto Conviver – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, o Projeto Conviver oferece aos jovens da Terceira Idade de Jateí, atividades físicas semanais como hidroginástica, vôlei adaptado, rodas de conversa e baile quinzenal. O projeto também garante visitas em domicílio, acompanhamento assistencial e cursos e oficinas em parceria com SENAR. Na Semana Santa, os integrantes do projeto recebem peixes, panetones no Natal, além de eventos temáticos, como carnaval, dia das mães e dos país, festa junina, entre outros.