Diálogos por Vicentina: Prefeito deixa gabinete e vai à Câmara discutir plano de gestão




O prefeito Cléber Dias da Silva, de Vicentina, protagonizou um gesto histórico na relação entre Executivo e Legislativo. Ele deixou seu gabinete e foi até a Câmara para discutir, pessoalmente, o Plano Plurianual (PPA) que será enviado ao legislativo, estabelecendo as diretrizes de gestão para os próximos quatro anos.
O fato até então inédito na história política de Vicentina aconteceu na semana passada e foi classificado pela maioria absoluta dos componentes da Câmara como uma atitude democrática e de construção coletiva de projetos e ações em favor do município e sua população. Mostrou, também, que o prefeito Cléber sabe enfrentar discussões importantes, tendo a grandeza também de acolher e implementar idéias e projetos de interesse coletivo.
Durante o encontro com a Câmara, Cléber reiterou sua prática de gestão política e administrativa de Vicentina, que leva em conta os interesses do município, sobrepondo inclusive interesses pessoais, políticos e partidários. “Nosso compromisso é de entregar ações que promovam o desenvolvimento econômico, social e humano aos vicentinenses”, declarou o prefeito, convocando integrantes da Câmara para a construção deste projeto.
Também participaram da reunião com vereadores e vereadoras, o vice-prefeito Eduardo Oncinha e o secretariado municipal junto com assessorias estratégicas da gestão. O objetivo foi dirimir possíveis dúvidas e garantir respostas esclarecedoras ao Legislativo. Ao final do encontro, parlamentares usaram da palavra para agradecer e destacar a presença do prefeito e seu time na Câmara, enaltecendo a forma democrática e transparente em relação à Casa de Leis, que começou no primeiro mês de mandato com a garantia do repasse institucional em dia e acessível a todos e todas.
Ao final, Cléber fez questão de agradecer a receptividade do presidente Claudinho Ribeiro e demais parlamentares à ele e sua equipe, se colocando a disposição para o diálogo permanente na busca de transformar os anseios em realidade à população vicentinense. Conforme o gestor, a harmonia com independência entre os poderes promove a paz política necessária para garantir uma gestão de entrega de resultados para quem mais precisa. “Nosso time joga junto para garantir vitórias para Vicentina e sua população”, afirmou.
Planos e leis de gestão – O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são os três instrumentos que compõem o planejamento orçamentário de governo. O PPA é um planejamento estratégico de médio prazo (4 anos) que define metas e diretrizes, enquanto a LDO é uma lei anual que estabelece as prioridades para o ano seguinte e orienta a elaboração da LOA, que é o orçamento executivo com a previsão de receitas e a fixação de despesas para um único ano

