Direito em Bataguassu: Comunidade acadêmica mobilizada para garantir consolidação de curso

Deputado Caravina (terceiro a direita) com acadêmicos de Direito de Bataguassu, durante recente visita ao CEJA
Representação do centro acadêmico de Direito durante encontro na Prefeitura (acima) e na Câmara de Vereadores de Bataguassu (abaixo)

Depois da conquista da primeira turma do Curso de Direito em Bataguassu, ofertado pela Universidade Estadual de MS Uems), a comunidade acadêmica busca agora sua consolidação no município. Uma das garantias para a efetivação do curso local é a implantação da segunda turma de Direito a partir de 2025, que significa a continuidade do ensino superior público e gratuito.

O curso de Direito em Bataguassu se tornou realidade em função do empenho do deputado estadual Pedro Arlei Caravina que, enquanto secretário estratégico de Governo, articulou com o governador Eduardo Riedel e o reitor Laércio Carvalho sua instalação no município. Caravina foi prefeito por duas gestões em Bataguassu, que é também sua principal base eleitoral.

O curso em Bataguassu funciona nas dependências do Centro Educacional Jovens do Amanhã (CEJA), tendo como coordenador o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa. Para seu funcionamento, o município firmou convênio de parceria com o governo estadual.

Na semana passada, professor Lúcio Flávio e parte da turma de Direito de Bataguassu participaram de importante congresso jurídico em Campo Grande. Aproveitando a presença do governador na abertura do evento, Lúcio Flávio – que também foi um dos preletores do congresso – convidou Eduardo Riedel (foto em destaque) para visitar as instalações do curso na divisa de MS com São Paulo. A visita deve ocorrer ainda dentro do mês de junho, conforme disposição do governador.

Comunidade mobilizada – Antes do contato com o governador, a comunidade acadêmica esteve na Câmara de Vereadores e na Prefeitura, agradecendo a parceria e solicitando apoio para o movimento de consolidação do curso em Bataguassu, por meio do funcionamento da segunda turma de Direito a partir de 2025.

Também está em curso um abaixo-assinado para ser entregue durante a visita do governador Eduardo Riedel. Os acadêmicos estão sensibilizando diversos setores da comunidade para adesão ao documento, visando fortalecer o movimento de consolidação do curso de Direito em Bataguassu.

Professor Lúcio Flávio durante palestra no Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo, em Campo Grande

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *