DESTAQUEPOLÍTICASUSTENTABILIDADE

Do básico ao universitário: Vicentina garante transporte para estudantes

A nova gestão de Vicentina acredita no poder transformador da Educação. Esta visão política e administrativa define as ações no setor educacional como prioridade absoluta do governo municipal. O acesso ao conhecimento é levado a sério e o prefeito Cléber Dias da Silva (foto) acaba de sancionar a lei municipal que garante recursos para que estudantes universitários cheguem às salas de aula fora do município. A ajuda para graduação do ensino superior coincide com a chegada de um novo ônibus para transporte das crianças da educação básica de Vicentina.
Antes de elaborar a lei, o prefeito se reuniu com os estudantes universitários para orientar sobre os procedimentos jurídicos para a Prefeitura formalizar a ajuda, que deve ser por meio de entidade jurídica. Os universitários se organizaram e criaram uma associação com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e, desta forma, ficou apta para firmar convênio com o poder público.
Pela lei municipal 604/2025, a Prefeitura vai fazer repasse mensal para a associação dos estudantes universitários. O aporte do poder público será feito em parcelas mensais de R$ 50 mil, para o custeio das despesas de transporte dos estudantes universitários, residentes no município de Vicentina, que frequentam estabelecimentos de ensino fora do município.
A destinação dos recursos por parte da Prefeitura de Vicentina garante o acesso ao ensino superior em instituições localizadas em municípios vizinhos. Os valores a serem repassados serão destinados, exclusivamente, à contratação de empresas licenciadas e autorizadas para prestação de serviços de transportes dos estudantes universitários que estiverem regularmente matriculados em instituição de ensino e comprovem residência no município.
A lei municipal vicentinense dá respaldo para a nova gestão municipal firmar termo de colaboração com a Associação de
Estudantes Universitários de Vicentina. No total de doze meses, total de investimento da Prefeitura será de R$ 600 mil. Uma condição imposta pela lei é a prestação de contas dos recursos recebidos.
Ao assinar a lei do transporte universitário, o prefeito Cléber ressaltou que ela significa mais uma conquista e é fruto do esforço da nova gestão para garantir o atendimento das inúmeras demandas da população. “Além da obrigação com a educação básica em nosso município, estamos fazendo um esforço extra para atender estudantes universitários de nosso município que sonham com juma vida melhor por meio da graduação no ensino superior”, observa o prefeito, ao relembrar sua própria história como estudante universitário fora do município.
Mais um ônibus – Por outro lado, a Prefeitura de Vicentina recebeu e já colocou em atendimento mais um veículo para o transporte escolar dentro do município. O novo ônibus reforça a frota destinada ao acesso das crianças às salas de aula, localizadas na sede do município e nos distritos. “A Educação é nossa prioridade absoluta e vamos continuar trabalhando para garantir as melhores condições de ensino e aprendizado em Vicentina”, enfatiza Cléber Dias da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *