Dourados: Jóquei Clube é segundo bairro a receber mutirão de limpeza da prefeitura
O Jóquei Clube é o segundo bairro a receber ação de mutirão de limpeza de equipes da Prefeitura de Dourados. Trabalhos de poda de árvore, roçada de matagal e recolhimento de produtos em desuso estão sendo recolhidos. Para isso é preciso que as pessoas coloquem tudo aquilo que não vão utilizar na frente das residências. Essa ação teve início pelo Jardim Canaã I e culminou com a coleta de 247 toneladas de materiais inservíveis.
O trabalho começou por volta das 7h e contou com a presença do prefeito Marçal Filho. Ele faz questão de circular pelo bairro e anunciar a ação para os moradores, destacando que o principal objetivo é eliminar o acúmulo de materiais em desuso dos quintais e passeios públicos. A medida contribui para a saúde pública, já que evita o criadouro de animais peçonhentos e de vetores, como mosquitos, baratas, ratos, entre outros. “Mesmo estando há menos de dois meses no governo, estamos mobilizando esforços para garantir uma cidade mais limpa, agradável e bonita para todos”, enfatizou o prefeito.
O morador Francisco Vieira da Rocha é exemplo na comunidade. Servidor público aposentado, ele faz questão de manter o terreno e a frente da casa sempre limpos. “Precisamos cuidar das nossas casas e colocar o lixo no lixo e não sair jogando na beira de estradas e em terrenos baldios”, disse ele, que fez questão de cumprimentar o prefeito e falar que a iniciativa da prefeitura é bem-vinda para auxiliar os moradores e ao mesmo tempo chamar atenção das pessoas que não fazem o descarte correto.
Durante toda a semana haverá ainda caçambas espalhadas pela região do Jóquei Clube para o descarte de materiais, como na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas e no Cras. Além disso, as equipes passarão com caminhão e pá carregadeira para recolher resíduos da frente das casas, na segunda-feira (24), quarta-feira (26) e sexta-feira (28).
A ação conta também com limpeza em geral como roçada de matagal, principalmente nas imediações de prédios públicos. As chuvas das últimas semanadas têm feito o mato crescer de forma acelerada, fazendo com que as equipes de limpeza da prefeitura tenham trabalho multiplicado.
O prefeito Marçal Filho convida os moradores a contribuírem com o mutirão, colocando materiais na frente das residências. “Se você tem geladeira, sofá ou qualquer mobília que só ocupa espaço no terreno, coloque-os na frente da sua casa. Vamos deixar os terrenos limpos, não acumulem lixo em casa”, avisa o prefeito. Foi o próprio prefeito que teve iniciativa de lançar a ação, que iniciou semana passada no Canaã I, região onde foi recolhido 247 toneladas de materiais. (Fotos: A. Frota)