Dourados perde um de seus pioneiros: Morre João de Mattos Brandão

Acima, João de Mattos Brandão em vídeo de 2015 nos 80 anos de Dourados. Abaixo, o pioneiro com a esposa Amélia “Cici” e os quatro filhos: Edson, Mari, Terezinha e João Carlos Torraca Brandão

Faleceu em Dourados na manhã deste dia 3 de dezembro, João de Mattos Brandão, pioneiro que trabalhou no século passado para melhorar as telecomunicações do município com o restante do país, ajudando a construir as primeiras linhas telegráficas da região. Nascido no distrito de Picadinha há 91 anos, João Brandão começou a trabalhar desde muito cedo e ajudou a construir casas no então povoado de Dourados e também na zona rural, atuando também como carpinteiro.
Em 1949, depois de cumprir o serviço militar, casou com Amélia Torraca e começou trabalhar nos Correios, na parte telegráfica. Ele costumava dizer que ficou por muito tempo em cima de postes fazendo construção e manutenção da linha telegráfica, num total de 27 anos de serviços nos Correios. João de Mattos Brandão também teve forte atuação na política local, tendo participado como militante partidário em várias campanhas, ajudando os companheiros.
João de Mattos Brandão foi do tempo em que Dourados tinha energia elétrica apenas 12 horas por dia, fornecido pela conhecida “usina velha”, que hoje só existe seus escombros. O campo de futebol onde ele se divertia com os amigos ficava onde hoje é a praça central Antonio João. Na época de sua mocidade, o principal meio de transporte era o cavalo.

João Brandão estava casado há 68 anos com Amélia Torraca Brandão, de 87 anos com quem teve 4 filhos: Edson, Terezinha, Mari e João Carlos (Maca), que deram ao casal 9 netos e 11 bisnetos.

O jornalista João Carlos Torraca Brandão com o pai João de Matos Brandão: “Meu velho, meu querido e meu amigo. Meu bom exemplo”

Dos filhos, um dos mais conhecidos é o jornalista João Carlos Torraca Brandão (a quem ele chamava de meu João), destacado profissional de comunicação no município e no Estado e que na juventude – a exemplo do pai – teve forte ativismo político em Dourados, atuando principalmente no movimento estudantil na União Douradense de Estudantes, onde foi presidente.
João Brandão iria completar 92 anos de idade  no dia 9 de março do próximo ano. Seu coração parou de bater na manhã desta terça-feira.
O velório está acontecendo na capela da Pax Primavera na avenida Weimar Torres, próximo ao Parque do Lago. O sepultamento está previsto para às 8h de quarta-feira, dia 4, no Cemitério Municipal Santo Antonio de Pádua.
“Feliz do homem que deixa sua história de lutas e vitórias. João de Mattos Brandão deixa um legado de trabalho e honradez”.
Vídeo de como foi sua vida em Dourados:

One thought on “Dourados perde um de seus pioneiros: Morre João de Mattos Brandão

  • 03/12/2019 em 21:01
    Permalink

    Linda homenagem para uma pessoa muito especial que tive a oportunidade de conhecer. Com certeza vai deixar muitas saudades pois sua alegria sempre foi contagiante .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *