DESTAQUEINCLUSÃO

Dourados: Prefeitura realiza formação continuada para professores da educação infantil

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove no dia 30 de abril uma formação continuada voltada aos professores da educação infantil. O evento será destinado exclusivamente aos educadores que atuam nos berçários I e II e maternais I e II da rede municipal e acontecerá no auditório da Prefeitura, localizado na Rua Coronel Ponciano, nos períodos da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h30 às 16h30.

Com o tema “Marcos do Desenvolvimento Infantil”, a formação vai abordar aspectos essenciais do crescimento e aprendizagem das crianças, como o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional. A proposta é qualificar ainda mais o trabalho pedagógico nas unidades escolares, com base em evidências científicas e práticas especializadas.

As palestras serão conduzidas pelas psicólogas Priscila de Carvalho Acosta, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista, com mestrado e doutorado em Educação, e Karolaine Santos Deleprani Silveira, especialista em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual e mestranda em Psicologia.

A coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Karina Teixeira, que tem Glasieli Brum no apoio da construção das ações, explica que a escolha do tema surgiu a partir da escuta dos profissionais da rede. “Com base em visitas técnicas e um questionário enviado às unidades, identificamos a necessidade de discutir os marcos do desenvolvimento infantil, tema fundamental para o planejamento pedagógico na educação infantil”, afirmou.

A formação respeita o calendário escolar e será realizada durante o horário de atividade dos educadores, sem suspensão das aulas. A participação é voltada exclusivamente para professores efetivos e contratados da rede municipal de ensino.

Com essa iniciativa, a Semed reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a busca constante por práticas pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento pleno da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *