Duas toneladas de lixo foram recolhidas na 1a Canoagem Ecológica de São Félix do Araguaia
Foi realizada no domingo passado a 1ª Canoagem Ecológica de São Félix do Araguaia. A ação organizada pela Agência Fluvial da Marinha do Brasil (AgSFAraguaia) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) contou com a participação de trinta embarcações.
As embarcações e voluntários concentraram-se às 07h30 na rampa municipal, onde foi proferido um rápido briefing sobre educação ambiental por servidores da SEMMA e segurança da navegação por militares da AgSFAraguaia. Logo após, as embarcações desatracaram e navegaram até doze pontos entre a aldeia Santa Izabel e praia do Gado, a fim de realizar a coleta de lixo descartado às margens do Rio Araguaia. A balsa Gaivota percorreu os diversos pontos recebendo o lixo recolhido pelas embarcações menores e voluntários. Foi recolhido aproximadamente duas toneladas de resíduos descartados inadequadamente, dentre os quais até restos de móveis, eletrodomésticos e sucata de bicicleta.
A 1a Canoagem Ecológica de São Félix do Araguaia também teve como objetivos: monitorar as condições ambientais das praias e margens do Rio Araguaia, conscientização e mobilização da população pela preservação do Rio, promover o potencial turístico da região do Araguaia e definir como tradição este evento. Além disso, o evento foi uma excelente oportunidade para um passeio de barco envolvendo educação ambiental, atividade física e interação entre amigos, contemplando as belezas do Araguaia.
O evento contou com a participação de 78 voluntários, dentre eles a Prefeita Janailza, militares da Marinha do Brasil, profissionais de turismo ecológico da SEMMA e cidadãos de São Felicenses. Além disso, também colaboraram para a realização do evento: a Associação de Canoeiros Water Sports, Pousadas Kuryala e Recanto do Sossego , Supermercado do Barriga, Moto Náutica e Lopes Náutica.
(Fonte: Oreporterdoaraguaia)