Educação: Jateí realiza jornada pedagógica para capacitar e aprimorar conhecimentos









O processo de ensino e de aprendizagem exige também a busca de conhecimentos constante. Neste sentido, é necessário promover eventos de capacitação e aprimoramento para profissionais de educação, entre eles as jornadas pedagógicas, que são encontros para atualização e construção coletivo do ensino.
Em Jateí, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a Jornada Pedagógica 2026, evento preparatório aos profissionais com vistas ao começo do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro. O tema da jornada 2026 de Jateí é um “um novo ano para ensinar, inspirar e transformar”.
A abertura da jornada aconteceu na segunda-feira (2), tendo como local a sede do Projeto Conviver. A solenidade contou com a presença da prefeita Cileide Cabral, vice prefeito Francisco Araújo Tiquinho que, juntos com o secretário municipal de Educação, professor Raul Fernando Garcia, deram as boas vindas para as direções, coordenações pedagógicas e toda equipe da rede de ensino.
Educação antirracista – Um das principais abordagens na abertura para professoras e professores da Rede Municipal de Ensino de Jateí foi a educação antirracista, de combate a todos os tipos de preconceito e de respeito às diferenças. A oficina contra a discriminação foi coordenada pela professora mestre Karla de Souza Babinski, do Sistema Aprende Brasil. A formação contempla a lei n.11.645/2008, de promoção de uma educação antirracista, multicultural e reconhecer a contribuição da diversidade étnica na construção da identidade nacional.
Integração ajuda ensinar – Na terça-feira, dia 3, a palestra teve como tema “Família, escola e o educando – uma jornada colaborativa de amor, responsabilidade e desenvolvimento integral”. Ela foi ministrada pelo professor doutor Robson de Moraes, que contribuiu com seu conhecimento e experiência, abordando aspectos sobre os direitos e deveres do estudante, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Robson de Moraes é advogado e professor no curso de Direito da Unigran. Segundo ele, trabalhar aspectos relacionados ao ECA na formação de professores é a base para garantir um ensino que acolhe, protege e educa para a cidadania.
Jornada nas escolas – A Jornada Pedagógica 2026 de Jateí termina na sexta-feira (6), com as atividades acontecendo nas unidades escolares, A programação aborda palestras sobre Alimentação Escolar, Encontro Formativo do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil ( PROLEEI -) para professores e monitores da Creche e Pré-Escola, Encontro Formativo dos Programas MS Alfabetiza e CNCA, com professores do Ensino Fundamental – 1 ao 5 ano, Resolução de Calendário Escolar com aspectos pedagógicos e organizacionais de cada unidade escolar.

