Elogiado no credenciamento, Unemat diploma graduados do curso de Direito em Rondonópolis

Vídeos:

A reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso promoveu na noite de terça-feira (27) a solenidade de colação de grau do curso de Direito da instituição, em Rondonópolis. As turmas do Curso de Bacharelado em Direito, do núcleo pedagógico de Rondonópolis, é vinculados ao campus de Alto Araguaia, tiveram seu reconhecimento, conforme publicação em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, após rigoroso processo de avaliação.

As aulas do curso começam em 2018, sendo que os acadêmicos estudaram em salas improvisadas em escolas municipais durante todo o tempo de graduação. Apenas no último semestre de 2023 que foram para dependências próprias e adequadas, no antigo aeroporto. Por questões de brigas políticas e eleitorais, as salas ficaram mais de dois anos sem uso, construídas a partir de uma contrapartida da rede Assaí com a Prefeitura de Rondonópolis.

O início das atividades da Comissão Avaliadora ocorreu em março de 2023, sendo que as visitas ocorreram nos dias 17,18 e 19 de abril e 03 de maio de 2023. Mas, somente no último dia 15 que foi publicada a portaria 084/2023/GAB/CEE-MT (processo Sigadoc 2022/00940), em que declarou o reconhecimento do Curso de Direito, Link.

O reconhecimento das turmas significa que o curso cumpriu com seus objetivos e atendeu aos regramentos legais e as expectativas dos acadêmicos, docentes e corpo administrativo. É inédito o reconhecimento de duas turmas de modo simultâneo, já que esta tem projetos pedagógicos distintos.

O que constou no relatório, especialmente os elogios formais realizados pela Comissão Avaliadora no Relatório de Visita In loco (62 páginas), demonstrou o compromisso da prestação do serviço público de excelência, por meio dos bons indicadores alcançados.

O relatório destacou as rápidas estratégias realizadas pela Instituição durante o período pandêmico, não prejudicando o calendário acadêmico ou, até mesmo, o processo de ensino e aprendizagem; as atividades de extensão, de pesquisa e de prática jurídica; além da qualidade dos docentes e do destaque dado a atividade da coordenação e administração do curso.

Coordenação elogiada – A coordenação do curso foi elogiada no relatório e e deve ser referência para as turmas fora de sede da Unemat. A Comissão Avaliadora sugeriu que as práticas adotatas em Rondonópolis sejam indicadas como referência para a instituição. É o que está expresso no relatório, na página 44: “A coordenação do curso e muito proativa e demonstra muita organização com a gestão pedagógica. A forma de apresentação dos documentos verificados e as evidencias catalogadas nos autorizam a afirmar que a prática da coordenação do curso de Direito de Rondonópolis deve ser referência positiva para as demais iniciativas similares”.

Os avaliadores do curso também descrevem que merece destaque a atuação do coordenador do curso, professor doutor Éverton Neves dos Santos, pelo  seu domínio sobre as atividades do curso, grande admiração que possui entre os seus pares, bem como pelos servidores técnicos e estudantes.

Docente efetivo (concursado) da Universidade do Estado de Mato Grosso, Éverton menciona que o resultado é um trabalho da gestão do campus e núcleo. “Me sinto feliz pelo reconhecimento do curso na cidade de Rondonópolis. É resultado de um trabalho coletivo, uma semente lançada. Eu agradeço aos docentes, técnicos e alunos que auxiliaram, mesmo diante dos vários desafios que enfrentam um curso de turma fora de sede”, sintetizou.

Acima, acadêmica Olga Nogueira, com o coordenador Éverton e professora Karina Rigato, antes da colação de grau. Abaixo, ela exibe diploma ladeada pelo esposo Elias (e) e  professor Éverton (d)

Tainara Nogueira (Justiça Federal MS), Roni Souza (UFR) com Olga Nogueira e Eduardo Ramos
Tainara, professora Maria Ferreira, juíza Karina e Érica (Justiça do Trabalho) e Olga Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *