Em Cuiabá, garis cruzam os braços por melhores condições de trabalho

Garis alegam situação de trabalho insalubre

Cerca de 40 garis paralisaram as atividades na noite desta segunda-feira (26) exigindo melhores condições de trabalho.

De acordo com os trabalhadores, as condições e ambiente de trabalho e os equipamentos de proteção individual (IPEIs), como botas e luvas, estão em condições precárias.

A paralisação ocorreu após dois acidentes envolvendo garis na última semana. O primeiro ocorreu na madrugada de terça-feira (20), na Avenida Getúlio Vargas. O gari Darliney Silva Madeleno, de 44 anos, foi atingido por um carro e teve que amputar a perna.

O segundo ocorreu com o também trabalhador noturno Misael Feitosa de Almeida, de 29. Ele foi atingido por um carro na madrugada de domingo (25), e teve que passar por cirurgia após sofrer fraturas graves em uma das pernas.

“Estamos reivindicando nosso direito de trabalhadores”, disse um gari em um vídeo divulgado nas redes sociais (vejo abaixo).

No vídeo, um outro gari diz que o vestiário da empresa Locar é insalubre.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que os trabalhos de coleta seletiva já foram retomados.

“Nesta manhã, o secretário José Roberto Stopa, juntamente com a Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, estiveram reunidos com os trabalhadores para ouvir suas reivindicações”, conta em nota.

Na ocasião, a Pasta intermediou uma negociação junto à empresa prestadora do serviço, atendendo as solicitações de melhorias nas condições de trabalho.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, anunciou que um novo processo licitatório está sendo elaborado, e nele assegura melhorias para os garis.

Veja nota na íntegra

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que, em relação a paralisação dos trabalhadores da coleta de lixo, ocorrido na noite desta segunda-feira (26), já tomou as devidas providências para que um acordo fosse firmado com os servidores. 

Nesta manhã, o secretário José Roberto Stopa, juntamente com a Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, estiveram reunidos com os trabalhadores para ouvir suas reivindicações. Na ocasião, a Pasta intermediou uma negociação junto à empresa prestadora do serviço, atendendo as solicitações de melhorias nas condições de trabalho. 

O Município destaca que está em processo final a licitação para coleta de lixo que, dentre os diversos benefícios à população, também assegura melhorias para os coletores de resíduos. 

Por fim, a Prefeitura salienta que o serviço já está normalizado e que continua monitorando toda situação, no intuito de garantir que os justos direitos do trabalhador sejam cumpridos.

Veja o vídeo:

(Midianews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *