DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Em defesa da vida e em guerra contra doenças, Vicentina realizou mais um mutirão de limpeza

Mutirão em Vicentina mobiliza homens e máquinas da Prefeiura na retirada de lixo e entulhos

A Prefeitura de Vicentina encerra nesta sexta-feira mais um mutirão de limpeza no município. O principal alvo da ação é a eliminação de locais que podem acumular e reproduzir o mosquito aedes aegipty, transmissor de doenças, como zika vírus, chicukungunya e a febre amarela urbana.

O mutirão de limpeza acontece na sede do município e também nos distritos de São José e Vila Rica. Na quarta-feira , por exemplo, até o vice-prefeito Eduardo Costa Oncinha se juntou a equipes de recolhimento para ajudar no trabalho de retirada de materiais descartados pela população. A ação mobilizou inclusive máquinas pesadas para a remoção da grande quantidade lixo e entulhos.

Ao fazer a ação de limpeza e prevenção em saúde, a Prefeitura alerta a população para também fazer a sua parte, cuidando suas casas para que não seja criadouro de mosquitos que transmitem doença. O aedes aegipty, por exemplo, tem nos locais que acumulam água o lugar ideal para reprodução e infestação.

No final de semana passado, o prefeito Cléber Dias da Silva emitiu comunicado declarando que o município de Vicentina está em estado  de guerra contra o mosquito aedes aegypti. Conhecidas como arboviroses, estas doenças possuem sintomas parecidos, mas com riscos e complicações diferentes e, em casos extremos, levar à morte.
Cléber foi acometido pela chicukungunya no começo deste ano, tendo que ficar cerca de uma semana fora do gabinete e vários dias sofrendo com as sequelas causadas pela agressividade da doença. O prefeito se recuperou mas, infelizmente, Vicentina registrou duas mortes de pessoas idosas em decorrência do contágio pelo mosquito.
Conforme o prefeito, o mosquito não escolhe suas vítimas e ninguém está livre deste ataque, mas é possível prevenir com ações simples. “Se cada de um de nós fazer a sua parte, avançamos muito na proteção pessoal, das famílias e de nossa comunidade”, disse Cléber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *