Em Dourados, inscrição para primeira etapa de pré-matrícula nas escolas municipais vai até 17 de janeiro
Prefeito Marçal Filho acompanhou o primeiro dia de inscrições de pré-matrícula na Central e nas escolas de Dourados – Fotos: A. Frota
Começou nesta segunda-feira (6) o período de inscrição de pré-matrícula da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. A novidade é que, por determinação do prefeito Marçal Filho, neste ano a pré-matrícula para novos alunos e estudantes transferidos de outras unidades, será feita de forma online e presencial nas escolas ou na Central de Matrícula, que funciona no auditório da prefeitura, na Rua Coronel Ponciano. Outra opção é fazer a inscrição pela internet no site oficial da prefeitura.
Pela manhã o prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de educação, José Vicente Tardivo, acompanharam o início de inscrições, na Central e nas escolas. Com a descentralização das pré-matrículas, não foi registrado longa fila na Central como em anos anteriores. “Essa é uma medida que tem como proposta facilitar os pais dos estudantes. Ele vai escolher o que achar melhor, podendo fazer pelo site, na escola mais próxima de casa ou na Central”, explica o prefeito.
A dona de casa Luciana da Silva Ferreira tem dificuldade de lidar com internet e optou por procurar a Central. Em busca de uma vaga para neta em Ceim (Centro de Educação Infantil), ela foi uma das primeiras a chegar. “O atendimento foi rápido e aqui [Central] fomos bem atendido”, disse ela. Ar-condicionado, água, chá e bolacha estão à disposição dos pais na Central. O local conta ainda com espaço kids.
Para efetuar a pré-matrícula, pais ou responsáveis devem estar munidos da certidão de nascimento do aluno, cartão SUS, CPF do responsável e comprovante de residência no ato da inscrição. Deverá ser feito a escolha de três opções de escola ou Ceim, e de acordo com a disponibilidade de vaga, será designada a matrícula.
A primeira fase de inscrição segue até o dia 17 de janeiro e a designação da escola ou Ceim será divulgado no site da prefeitura no dia 19 de janeiro. O responsável pelo aluno também receberá mensagem pelo celular. Já a confirmação da matrícula deve ser feita na unidade escolar entre 20 e 23 de janeiro.
Para quem não fizer a inscrição, haverá ainda a oportunidade em uma segunda fase de pré-matrícula, de 20 a 24 de janeiro, com designação da escola ou Ceim no dia 26 e efetivação da matrícula de 27 a 30 de janeiro.
O secretário de educação, José Vicente Tardivo, lembra que a inscrição da pré-matrícula pelo site da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br) é feita de forma prática, bastando os pais ou responsáveis seguirem o passo a passo solicitado no ato da inscrição. Contudo, se houver dificuldade, podem comparecer na escola mais próxima ou na Central.
A inscrição de pré-matrícula no site da prefeitura poderá ser feita em qualquer dia e horário. Já de forma presencial na escola ou na Central, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
A Secretaria de Educação mantém um canal de comunicação via WhatsApp através do telefone (67) 98163-0661. A Rede Municipal de Ensino de Dourados conta atualmente com 46 escolas e 39 Ciems que atendem mais de 34 mil alunos.
(Da assessoria)