Em Jateí, pilates é a nova estrela de vida saudável para idosos do Projeto Conviver
Vídeo:
O município de Jateí está garantindo um benefício de primeira grandeza para integrantes do Projeto Conviver. Os chamados “Jovens da Melhor Idade” estão tendo acesso ao pilates, uma modalidade de exercício físico, que une atividade motora e fortalecimento muscular.
Conforme Diego Lima, secretário de Assistência Social da Prefeitura de Jateí, as sessões de pilates começaram na segunda quinzena de fevereiro e atendem, nesta primeira fase do programa, os integrantes do projeto da sede do município.
As sessões de pilates são feitas pela educadora física por Gislaine Vasconcelos Sobreira Braathen, sendo realizadas duas vezes por semana. “É uma ação inovadora que a prefeita Cileide está dando todo apoio para consolidar e, se possível, expandir para todos os integrantes do Conviver no município”, comentou Diego.
O que é e benefícios – O pilates é um método de exercícios físicos que trabalh o fortalecimento muscular, a flexibilização, a postura e o equilíbrio. Ele também ajuda a melhorar a coordenação motora e a capacidade cardiorrespiratória.
Na parte física, fortalece o core, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, melhora a resistência muscular e articular. No mental, reduz a ansiedade e a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, alivia o estresse e a fadiga. O pilates também ajuda na recuperação de lesões e evita lesões recorrentes, sendo que melhora o equilíbrio e a coordenação motora.
O pilates também corrige a postura, trabalha a respiração e melhora na qualidade do sono, melhorando ainda a circulação do sangue. Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, inclusive por gestantes. No entanto, é importante procurar uma indicação profissional antes de começar a praticar.