Em Várzea Grande, escola apresenta projeto de revitalização da Lagoa do Jacaré
Na manhã de terça-feira (13/11) os professores da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda estiveram no gabinete do vereador Ícaro Reveles (PSB) para apresentar projeto de revitalização do Córrego do Jacaré, numa parceria entre o estabelecimento de ensino e o departamento de arquitetura da Umivag.
Na oportunidade, os professores convidaram o vereador para participar do dia “D” que acontecerá no próximo dia 30 de novembro, momento em que se debaterá sobre o projeto desenvolvido na escola. Neste dia será apresentado o diagnóstico do córrego para a comunidade escolar e aos moradores local. Na oportunidade também será apresentado o projeto de arquitetura realizado pela Univag em benefício ao Córrego Jacaré.
“Toda boa idéia será bem vinda em nosso gabinete. Isso prova que a comunidade escolar quando decide lutar pela construção de uma nova sociedade e se empenha no envolvimento de todos, isso se transforma em mudanças. É nosso dever enquanto Legislador e cidadão dar total apoio ao evento. Representando a Câmara Municipal nós estaremos prestigiando e apoiando a continuidade do projeto para que o fruto de todo esse trabalho possa repercutir no dia a dia de todo várzea-grandense”, comentou Ícaro Reveles.
Histórico:
A escola está inserida na microbacia do Córrego Jacaré, onde foi realizado o diagnóstico do córrego pelos estudantes e professores além de diversas ações em defesa do meio ambiente, tanto no âmbito da escola quanto da Lagoa do Jacaré, região de nascente do Córrego. Deve-se considerar que o mesmo percorre diversos bairros desta região e com isso é dever de todos protege-lo levanto em consideração seu alto nível de degradação a qual resulta na contaminação da região principalmente na moradia dos alunos.
Após o conhecimento já adquirido, a escola está trabalhando um plano de intervenção com a participação de todos os envolvidos, onde diversas ações estão acontecendo na escola e dentre elas a arborização da escola. Projeto Horta e inclusão social pela participação dos alunos especiais desta unidade e a construção de um parquinho ecológico, para o qual já recebemos a doação da madeira pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. No dia 14 de novembro acontecerá o reflorestamento do entorno do córrego.
(Assessoria)