Emanuel Pinheiro: Prefeito abraça causa e intervém para agilizar obra em Vicentina


Se depender da vontade e esforço do prefeito de Vicentina, Cléber Dias da Silva, a comunidade escolar da Escola Estadual Emanuel Pinheiro, do distrito de Vila Rica, vai ter boas notícias em breve. É que a comunidade está clamando pela conclusão das obras de reforma da escola, que está se “arrastando “desde o ano passado, com aulas sendo ministradas em instalações improvisadas (conteineres).
A conclusão das obras se tornou um anseio da população local, especialmente de membro da comunidade escolar. Na segunda-feira, o diretor em exercício da unidade escolar, Lucílio de Souza Carvalho, foi até o gabinete (foto em destaque) do prefeito levar o clamor para que as obras sejam agilizadas. Cléber, por sua vez, recebeu a demanda e marcou agendas nesta terça-feira, na capital, onde já encaminhou o pedido para contemplar o anseio da comunidade de Vila Rica. A reunião foi acompanhada também pelo vice-prefeito Eduardo Oncinha.
O prefeito incluiu na sua agenda na capital a solução do problema apresentado pelo professor Lucílio, acionando a deputada estadual Mara Caseiro e o secretário estadual de Educação, Sérgio Gonçalves. Ainda na terça-feira, Cléber foi recebido no gabinete do secretário que, junto com a deputada Mara, cobrou uma solução rápida para a demanda. O secretário, por sua vez, garantiu que o governo estadual vai se movimentar para a conclusão da obra no menos espaço de tempo possível.
O prefeito disse que volta da capital bastante otimista depois das reuniões mantidas com o governo, pois recebeu a garantia de providências urgentes e necessárias, visando à agilidade nas obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Emannuel Pinheiro. “Queremos garantir a conclusão da obra em tempo hábil para que a aplicação da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) ocorra já nas instalações reformadas, proporcionando assim um ambiente mais adequado e confortável para os estudantes e profissionais da educação”, afirmou Cléber.
Conforme informado pela direção da escola ao prefeito, a realização da prova em um espaço reformado refletirá positivamente no desempenho de nossos estudantes, além de demonstrar o comprometimento do poder público com a qualidade da educação, tanto, municipal, quanto estadual.
“Convém ressaltar que, além das dificuldades pedagógicas enfrentadas devido à estrutura provisória, os estudantes estão atualmente alojados em containers, que, devido às altas temperaturas da região, tornam-se ambientes extremamente desconfortáveis. A situação se agrava pelo fato de que a rede elétrica não comporta o uso simultâneo dos aparelhos de ar condicionado, o que prejudica ainda mais o bem estar dos alunos e dos servidores”, aponta a comunidade em ofício entregue ao novo prefeito de Vicentina.
Luta pela escola– A família de Cléber tem uma ligação histórica com a Escola Estadual Emanuel Pinheiro, de Vila Rica. Foi por intermédio e luta do falecido avô do atual prefeito, Aldo José da Silva, então vice-prefeito de Fátima do Sul, que a comunidade ganhou sua unidade escolar. O nome do estabelecimento é em homenagem ao então deputado do MT uno, Emanuel Pinheiro, que intercedeu em Cuiabá à época capital, para a construção da escola, há mais de 50 anos, antes mesmo da emancipação de Vicentina como município.