Emissão de RG continua com sistema instável em MS
O sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) continua instável no Mato Grosso do Sul, provocando queda e impedindo servidores de acesso para atender as pessoas que agendaram atendimento. Nesta terça-feira (5), o dia foi de muitos transtornos nos postos de atendimento, porque as pessoas compareceram para obter o documento e tiveram que voltar , ocasionando a necessidade de fazer novo processo de agendamento para emissão do documento.
A sequência de instabilidade do atual sistema tem gerado reclamações, atingindo diretamente quem está à frente dos postos de atendimentos para emissão do documento. A responsabilidade pelo sistema é da mesma empresa que venceu, no dia 24 de julho, pregão eletrônico realizado voltado à contratação de empresa especializada para a emissão do Registro Geral (RG). Na ocasião, a empresa Montreal foi declarada provisoriamente vencedora no certame, que segue agora para as próximas etapas previstas na legislação vigente .É importante ressaltar que o MS é um dos estados recordistas na emissão de carteiras de identidade nacional.
Os trabalhadores que estão na linha de frente, acabam sendo alvo de questionamentos e irresignação das pessoas que precisam do atendimento. Uma mãe, da cidade de Chapadão do Sul se deslocou com seus filhos até o posto de identificação de Paraíso das Águas, e encontrou o sistema fora do ar, ficando impedida de fazer o documento dos seus filhos.
“É cansativo. Meus filhos saíram de Chapadão do Sul, até um município vizinho. Apesar da boa vontade da servidora não foram atendidos porque não tinha sistema. Ficamos sabendo que isso ocorre com frequência. A propaganda é para aumentar os atendimentos, mas nem os atuais estão sendo atendidos. O povo que sofre com esse descaso, essa inoperabilidade recorrente. Encaminhei o ocorrido para a Secretaria de Segurança”, pontuou Priscila Silva, em mensagem encaminhada à reportagem.