Equipe de Fisioterapia do Hospital Cassems de Campo Grande participa de simpósio internacional
Entre os dias 27 e 30 de abril, a equipe de Fisioterapia do Hospital Cassems de Campo Grande participa da vigésima edição do “Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva “, em Florianópolis, Santa Catarina. Dez profissionais da Pullmonar, empresa que presta serviço de Fisioterapia ao hospital, participarão do simpósio e, ainda, apresentarão um trabalho realizado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital da Caixa dos Servidores de Campo Grande.
Considerado o maior evento da especialidade do país, o encontro é realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Intensiva (Assobrafir) e contará com mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais e tem o objetivo de atualização técnico-científica, além da troca de experiências nas áreas assistenciais e de gestão. No segundo dia do simpósio, quinta-feira (28), os fisioterapeutas do HCCG apresentam o estudo “Avaliação e Intervenção Pré e Pós-Operatório de Cirurgias Cardiovasculares”. A coordenadora de Assistência Hospitalar da Pullmonar, Andrea Riccó, avalia como positiva a participação da equipe neste que é o maior evento da área no Brasil.
“O saldo da participação em eventos como este é sempre positivo. Contato com outros grandes serviços, aumento do conhecimento, descoberta de novas estratégias e tecnologias… Tudo isso agrega qualidade e excelência na assistência fisioterapêutica realizada nos Hospitais da Cassems. A nossa participação torna-se ainda mais significante, pois teremos a oportunidade de apresentar um estudo realizado aqui no nosso hospital. Os profissionais que atuam no CTI Cardiológico fizeram uma pesquisa sobre a segurança e efetividade de um protocolo de mobilização precoce em pacientes que realizaram angioplastia coronária. Como resultado, foi verificado que o protocolo criado em conjunto com a equipe médica da unidade cardiológica, é eficaz e seguro, pois promoveu os efeitos benéficos da mobilização sem apresentar intercorrências graves em todos os pacientes submetidos a angioplastia coronária. A participação da equipe Pullmonar em eventos desta relevância está ligado ao nosso compromisso de aprimoramento constante e busca pelas melhores práticas assistenciais”. (Da assessoria)