Equipe do Hospital Municipal de Naviraí participa de evento nacional do projeto Lean nas Emergências

O Diretor Executivo Hospitalar e parte da equipe de enfermeiros, responsáveis técnicos do Hospital Municipal de Naviraí representaram o município no GAPE – Gestão de Alta Performance em Urgência e Emergência do projeto Lean nas Emergências.

O evento, em São Paulo, reuniu representantes de vários hospitais a nível nacional, que assim como o HMN foram selecionados para participar do projeto e serão acompanhados por consultores dos hospitais que compõem o G6, que são os hospitais de excelência do ProadiSUS, sendo eles: Sírio Libanês, Albert Einstein, Hcor, Moinho dos Ventos, BP e Osvaldo Cruz.

O projeto Lean nas Emergências é o maior projeto de eficiência hospitalar do mundo e vem revolucionando a gestão de emergências em hospitais do Brasil afora.

“Durante o evento, vivenciamos momentos enriquecedores, com aprendizados sobre a metodologia Lean, simulações práticas e a oportunidade de fortalecer nosso networking com profissionais de alta performance e profissionais que também buscam a excelência” destaca a Enfermeira Danielly Mascarenhas, Coordenadora do NIR do HMN.

“Estamos motivados a aplicar os conhecimentos adquiridos para contribuir ainda mais com a melhoria do fluxo de pacientes e a eficiência hospitalar em nossa instituição”, afirma Ronaldo Chaves Neto, Diretor Executivo do HMN que liderou a equipe naviraiense no evento que ocorreu dias 14 e 15 de fevereiro.

O Coordenador de Enfermagem, Carlos Hernandes, observa que ao participar do GAPE o interesse é “pela melhoria contínua dos processos hospitalares, mudança da cultura dos profissionais, o que impactam positivamente em uma melhor assistência prestada aos nossos pacientes”.

As responsáveis técnicas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Pronto Socorro dos HMN, enfermeiras Sara Caroline e Thaís Barizon confidenciaram estar felizes com a oportunidade. “Participar de um evento desse porte, com os melhores profissionais do país que são referência em melhoria de processos hospitalares, é motivo de satisfação, pois, superam nossas expectativas de aprendizado”.

PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS

O projeto Lean nas Emergências, realizado no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), busca implementar metodologias de gestão inspiradas no Lean Healthcare para otimizar os fluxos e processos em hospitais públicos no Brasil.

Seu principal propósito é reduzir superlotação, melhorar o tempo de atendimento e a qualidade do cuidado ao paciente, promovendo maior eficiência no uso dos recursos.

A metodologia operacional do projeto inclui diagnósticos situacionais, mapeamento de processos, definição de indicadores-chave e a aplicação de ferramentas Lean.

Além disso, equipes multiprofissionais recebem capacitação para promover mudanças sustentáveis, como reorganização de fluxos internos e adoção de práticas baseadas em evidências.

O impacto esperado inclui redução de desperdícios, aumento da produtividade, melhora da superlotação do pronto socorro, e redução do tempo de espera na porta dos hospitais, melhores desfechos para pacientes e instituições, além de uma assistência mais qualificada e humanizada. (Por Roney Minella)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *