Escola Antonia Cândida de Melo completa 45 anos na missão de ensinar em Dourados
A Escola Municipal Antônia Cândida de Melo completou no dia 22 de maio passado, 45 anos de criação. Situada num dos bairros mais antigos e populosos de Dourados – o Parque das Nações II -, a escola teve um desafio pioneiro de ensinar a ler o mundo para uma legião de pessoas, a maioria migrantes da zona rural do município de localidades vizinhas.
Do começo desafiador em 1.979, em quatro pequenas salas de aula sem energia elétrica, o ensino era dado com luz de lampião a gás. Os primeiros professores e professoras foram verdadeiros heróis e heroínas, enfrentando todo o tipo de adversidades para garantir a formação escolar dos seres humanos residentes no bairro. Há 45 anos, o Parque das Nações II não era servido por energia elétrica e nem de rede de abastecimento de água. Também não havia posto de saúde e nem o asfalto.
A criação da escola e seu funcionamento como unidade de ensino foi, também, um núcleo de aprendizado para a cidade. Os ensinamentos recebidos pelos alunos foram fundamentais para a formação de líderes estudantis e comunitários, passando a reivindicar mais dignidade ao bairro operário.
Na maturidade de seus 45 anos, Escola Municipal professora Antonia Cândida de Melo (Tonica), é uma unidade de ensino moderna, que garante toda o ciclo de formação da educação básica, dos anos iniciais da educação infantil até o Ensino Fundamental.
O comprometimento da direção, coordenação pedagógica e do corpo de professores e de apoio administrativo, faz desta escola um modelo para os demais estabelecimentos de ensino do município. Orgulho do Parque das Nações II, a escola continua sendo núcleo de formação, ensinando uma legião de pessoas a escrever a história.
(Por Elias Ferreira, jornalista e foi aluno da Escola Antônia Cândida de Melo, de 1.981 a 1.984)
Eu também estudei na Antonia Cândida de Melo em 2001, e morava no mesmo bairro, há poucos metros da escola. Em 2009, passei no vestibular de Direito da UEMS, em 2014 passei na OAB e no concurso do TRF3. Agradeço à minha escola e aos meus professores!!