Estudantes participam de Expedição Investigativa do Programa A União Faz a Vida
Estudantes do 6º ano da Escola Municipal coronel Firmino Vieira de Matos, do distrito de Macaúba, de Dourados, participaram de uma Expedição Investigativa que integra uma das etapas da metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Centro-Sul MS. A visitação aconteceu no final de agosto na Fazenda Porto Bonito, localizada em Itaquiraí, associada à Green Farm CO2Free, referência em sustentabilidade compartilhada em Mato Grosso do Sul.
O dia foi repleto de conhecimento e conexão com a natureza, possibilitando o desenvolvimento do olhar crítico e investigativo das crianças e adolescentes dentro de uma ação coletiva, oportunizando também a construção de um conhecimento de forma conjunta. Dentro da metodologia do PUFV, o professor sai do papel de detentor do conhecimento para mediador, desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender. Com isso, os alunos aumentam o seu interesse, envolvimento e protagonismo no processo de aprendizagem, assumindo uma postura mais crítica e questionadora.
Segundo Petrona Araújo, professora de matemática da escola que acompanhou os estudantes na Expedição Investigativa, através da visitação os estudantes conheceram, na prática, como se aplica a porcentagem, a estatística e a geometria plana, por exemplo. “Além disso, eles conheceram todo o trabalho feito na fazenda voltado para a sustentabilidade compartilhada, como o resgate dos animais silvestres que são tratados e devolvidos e o trabalho dos engenheiros que verificam o quanto de poluentes é jogado no meio ambiente e o quanto precisa ser reflorestado, entre outras ações”, destacou.
Em maio deste ano, a Sicredi Centro-Sul MS promoveu a formação de 90 professores inscritos no Programa A União Faz a Vida (PUFV), oriundos de 20 escolas de oito municípios: Tacuru, Sete Quedas, Itaquiraí, Amambai, Laguna Carapã, Ivinhema, Deodápolis e Dourados. O programa vem sendo desenvolvido pela Cooperativa junto às escolas desde 2019, com formação de professores e desenvolvimento de ações alinhadas aos princípios do cooperativismo e promoção da cidadania.
Em 2023, foi triplicado o número de participantes do PUFV que estão dando continuidade às ações de responsabilidade social nas escolas. Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, o Programa possui temas articulados com conhecimento escolar e possibilita aos professores a construção de saberes globalizados, despertando, na prática, novas atitudes nos alunos, promovendo um cidadão mais cooperativo e participativo.
(Da assessoria)