EUA passam China em número de contágios por novo coronavírus

Paciente é levada de ambulância em Nova York Foto: CARLO ALLEGRI / REUTERS

Começou a temida explosão da Covid-19 nos Estados Unidos. Os números oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não saíram, mas nesta tarde sites de monitoramento em tempo real da Covid-19 mostram que os Estados Unidos são hoje o país mais afetado pela pandemia, passando a Itália e a China.

Na tarde desta quinta-feira, os EUA, segundo o Worldometer, que faz estatística em tempo real, registrava 81.896 casos. A China, 81.285. A Itália está em terceiro lugar, com 80.589. O site da Universidade Johns Hopkins mostrou o mesmo crescimento dos EUA logo em seguida.

Num único dia os EUA registraram mais 13.685 casos novos de Covid-19. O número de mortes não avança no mesmo ritmo. Os EUA têm 1.176 mortes por Covid-19, 149 delas novas.

O aumento explosivo do número de casos era esperado por dois motivos. Primeiro, porque os EUA, com grande atraso, finalmente começaram a testagem em massa. Mas não é só. A situação dos EUA preocupa mais porque o país, diferentemente de China e Itália, tem vários focos importantes de dispersão do novo coronavírus.

Na China, a doença se concentrou fortemente em Hubei. Na Itália, na Lombardia. Já os  EUA mostram focos ativos de propagação de Leste a Oeste. Conter o vírus lá, é ainda mais difícil.

Em seu briefing diário sobre a doença nos EUA, o presidente Donald Trump atribuiu o aumento no número de casos à expansão na realização de testes.

(O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *