Exposição fotográfica “Visibilidades” celebra presença negra no Judiciário sul-mato-grossense
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza, neste mês de novembro, a exposição fotográfica “Visibilidades”, uma iniciativa que integra o conjunto de ações do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Equidade Racial, voltadas à promoção da igualdade racial e ao reconhecimento da diversidade no âmbito do Judiciário.
Instalada na passarela próxima aos plenários do TJMS, a mostra é composta por 13 totens com fotografias de servidores, juízes e uma desembargadora, acompanhadas de frases que refletem experiências e percepções pessoais sobre o tema. Cada imagem traduz um gesto de afirmação, pertencimento e memória, revelando a presença negra que contribui diariamente para a construção e transformação da Justiça sul-mato-grossense.
Com o tema “Ver. Sentir. Reconhecer.”, a exposição convida o público a refletir sobre o significado da representatividade, da história e da identidade. Cada fotografia se apresenta como uma declaração de orgulho, trajetória e futuro, exaltando conquistas, beleza, potência e humanidade.
A diretora-geral do Tribunal de Justiça, Christiane Teresa Padoa Letteriello, destacou a importância da iniciativa e o compromisso institucional com a pauta da equidade racial. “O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, com o apoio do nosso presidente, Des. Dorival Renato Pavan, reconhece a diversidade como valor e firma o compromisso do Poder Judiciário sul-mato-grossense em combater o racismo estrutural e em assegurar espaços institucionais de pertencimento. Mais do que uma ação pontual, as ações contra o racismo integram uma agenda de transformação que tem orientado a gestão do TJMS no biênio 2025/2026”, afirmou.
A realização da mostra integra as ações do TJMS alusivas ao Mês da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e busca inspirar olhares mais atentos à pluralidade que compõe o Poder Judiciário e a sociedade.
O Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, estabelece diretrizes e incentiva a adoção de programas, projetos e medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias em todos os ramos da Justiça. Seu objetivo é fortalecer uma cultura de equidade racial, promovendo a eliminação do racismo estrutural e assegurando representatividade e igualdade de oportunidades para grupos historicamente excluídos.
Com “Visibilidades”, o Tribunal garante sua atuação no fortalecimento de uma Justiça plural, que reconhece e valoriza a presença negra como parte essencial de sua identidade institucional e de seu compromisso com a equidade. (Por: Secretaria de Comunicação TJMS)

