Faça Bonito: Jateí em jornada contra exploração e em defesa das crianças e adolescentes
A Prefeitura de Jateí, articulada com o Conselho Tutelar e demais integrantes da rede de proteção, está realizando atividades alusivas ao dia 18 de maio, data dedicada luta pela defesa das crianças e adolescentes, contra a exploração infantil em todas as suas formas.
Por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o município se junta aos demais organismos para promover a campanha e reforçar o disque 100, número de denúncias contra qualquer tipo de abuso e exploração infantil.
Durante a semana, foram desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e culturais em escolas da sede do município, Assentamento Gleba Nova Esperança e também no distrito de Nova Esperança. As ações reforçam a presença de Jateí na campanha nacional de garantia de direitos humanos para as crianças e adolescentes.
Faça Bonito 25 anos -Em 2025 registra-se o 25º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.
O Brasil, ao estabelecer o dia nacional, oficializou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual. A data alinha-se diretamente aos princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que orienta as políticas públicas e ações em todo o território nacional, buscando prevenir, proteger e responsabilizar nos casos de violência sexual, promovendo uma cultura de proteção integral.