Falhas em sistema de atendimento causam atrasos na emissão de identidades em MS
Desde a semana passada, pessoas agendadas para tirar a Carteira de Identificação Nacional (CIN) não estão conseguindo a emissão do documento. Elas não conseguem concluir o atendimento, gerando transtornos e atrasos significativos no processo. A situação tem causado grande insatisfação entre os requerentes, que estão reclamando para os servidores que estão nos balcões de atendimentos, o que tem gerado preocupação entre os trabalhadores responsáveis pelo serviço.
Ao ser questionado por servidores, o diretor do Instituto de Identificação de MS, Daniel Ferreira de Freitas, explicou que os atrasos decorrem de uma transição do processo licitatório.
Procurada pela reportagem, a presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas (Sinpap/MS), Danielle Bueno, informou não possuir detalhes, isso porque essa é uma atribuição da administração do Instituto de Identificação. Ela, no entanto, reconhece falhas do sistema e o atraso no processo de emissão. Apesar de reconhecer a falha, ela destaca que não é do servidor.
“Os trabalhadores e trabalhadoras estão lá prontos para o atendimento. O problema é o sistema que não funciona”, observa a presidente. Danielle ressalta que desconhece os trâmites administrativos sobre o tema, mas confirmou que, desde sexta-feira, o sistema tem apresentado dificuldades operacionais, conforme relatos dos próprios servidores.
“O que podemos fazer é noticiar o fato à SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a fim de verificar se os motivos apresentados pelo diretor procedem e se, de fato, o processo licitatório é a causa. Isso porque este fato não deveria ter o condão de interromper a prestação dos serviços pela empresa, que pelo que sabemos, se encontra no processo indenizatório e ainda deve garantir a prestação do serviço, cabendo ao Instituto de Identificação essa fiscalização e gestão”, declarou Danielle.