Fogueira: Em homenagem a São Pedro, Jateí faz sua maior festa
Os católicos do Brasil celebram neste dia 29 de junho o Dia de São Pedro. Em Jateí, ele é o Padroeiro do município, eleito pela comunidade católica composta pelos desbravadores ainda na década de 1.940. De lá para cá, a devoção cresceu e, a partir de 1.977, o município ganhou uma grandiosa festa em sua homenagem todos os anos. É a atual Festa da Fogueira, que está completando 45 anos.
O evento é o maior do município e já se tornou uma dos principais de todo o pais. Além da presença de grandes estrelas do mundo musical brasileiro, outro atrativo é a maior fogueira do Brasil , que é acesa junto com um espetacular show pirotécnico, que neste ano acontece na virada de sábado para domingo.
Pelos relatos de pioneiros, a comunidade católica começou a se organizar no município por volta de 1.948. Tempos depois, com a chegada de novos moradores por conta da colonização, foi erguida a primeira capela em nome de São Pedro, construída pelo devoto Pedro Neres com madeira cedida por Antonio da Cruz Fagundes.
Até 1.975, o Dia de São Pedro em Jateí era celebrado com pequenas fogueiras nos quintais das casas, no povoado e na zona rural. Em 1.976, o professor Manoel Sanches Gabriel montou, com a ajuda de seus alunos, uma fogueira de seis metros, sendo uma grande novidade. A partir de 1.977, com eleição de José Jorge Leite (pai do atual prefeito Eraldo) para seu segundo mandato, a tradição virou uma grande festa, com fogueira gigante e muitas atrações.
Em função da dimensão que tomou, a festa do padroeiro se tornou a Festa da Fogueira, ganhando, em 2.007, um espaço de 100 mil metros quadrados (Parque da Fogueira) e agregando outros setores, além da igreja católica. Neste ano de 2022, Jateí volta a erguer a maior fogueira do Brasil, com 65 metros de altura e espera receber 100 mil pessoas nos três dias de festa, que começa na sexta-feira (1) e termina no domingo, dia 3.