Maior do Brasil: Fogueira que está sendo erguida em Jateí equivale a um prédio de 22 andares

Fogueira em construção já atinge mais de 50 metros em Jateí
Francisco Raimundo Filho aponta para fogueira pronta, em junho de 2022

Jateí realiza no período de 30 de junho a 2 de julho a 46ª Festa da Fogueira, evento tradicional que se transformou na principal plataforma de divulgação do município, dentro e fora do Estado. O detalhe da festa é o desafio de continuar erguendo a maior fogueira do Brasil, estando inclusive no livro dos recordes mundiais. Neste ano, um guindaste foi usado para erguer o madeiramento dos primeiros 20 metros que formam a base da fogueira gigante.

Para manter a chama da tradição de ser o município com a maior fogueira do país, um grupo de trabalhadores especializados escala dezenas de metros de altura para empilhar lance a lance. Neste ano, a fogueira deve passar dos 65 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 22 andares. Ela é acrescida com um mastro que  tem em seu topo uma grande bandeira com as cores do município, passando em mais de 70 metros de altura.

Conforme apurado pela reportagem, cada vão de um andar para outro da fogueira possui cerca de três metros. Para se movimentar dentro dela, existe um andaime interno que leva de um andar a outro, facilitando o trabalho das pessoas encarregadas na tarefa. As mais de 100 toneladas de toras oriundas de reflorestamento são içadas nas alturas por uma carretilha e a base da fogueira é sustentada por cabos de aço.

O tempo médio para construir a fogueira é de 45 dias, incluindo o trabalho de retirada da madeira. O clima entre os trabalhadores é de satisfação pelo serviço, já que a obra é também um desafio ano após ano, aumentando também a responsabilidade de todos no trabalho. Vanderlei Ferreira (Pezão) é um dos mais experientes, tendo ingressado na equipe há 25 anos. “Apesar do tempo, todo ano é um novo desafio”, assinala Pezão.

Francisco Raimundo Filho é o responsável pela coordenação do trabalho desafiador, função que ele encara como missão há mais de 35 anos. Ao falar sobre o trabalho, é evidente no semblante do experiente mestre da fogueira a satisfação de comandar o grupo. “Não é apenas uma fogueira gigante, ela se tornou um símbolo em que todos os envolvidos na sua construção tem o compromisso de erguer com dedicação e satisfação”, enfatiza o mestre da obra.

O acendimento da fogueira gigante, erguida em homenagem a São Pedro – padroeiro do município – está programado para a meia noite de sábado (1/07), seguida de show pirotécnico. O espetáculo leva dezenas de milhares de pessoas para Jateí,  atraindo visitantes de todo o MS e até de outros estados.

Além da fogueira gigante, outras atrações da Festa da Fogueira de Jateí são a presença de artistas de renome nacional. Na sexta-feira, dia 30, o cantor Daniel se apresenta no palco central. No sábado, dia 1, a animação fica por conta da dupla Israel e Rodolfo e no dia 2 (domingo), o cantor Leonardo encerra a festa.

Uma cavalgada no sábado de manhã (1) vai chamar o povo jateiense para a festança, com o cortejo saindo da linha do Potreirito. A chegada acontece no Parque da Fogueira, onde será feita a queima do alho, ritual dos peões na época das comitivas. De sexta-feira até domingo também tem rodeio em touros, com a estrutura da companhia Marca 90.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *