Gari viraliza nas redes sociais e ganha status de celebridade no MT
As fotos postadas por Jaine Macedo Souza, de 25 anos, nas redes sociais eram sem intenção nenhuma, apenas expondo momentos de lazer. Mas, o que ela não sabia, era que as fotos ‘viralizariam’.
Além da beleza física da moça, a curiosidade das pessoas foi despertada porque Jaine é trabalhadora da limpeza urbana no município de Arenápolis, a 259 km de Cuiabá. Ou seja, é gari, como se diz popularmente.
“As pessoas passaram a me conhecer quando comecei trabalhar no caminhão de coleta, por ser a única mulher naquela função. Daí, um amigo que é locutor da rádio aqui da região começou a me elogiar e fez uma reportagem, mas até então eu não tinha nenhuma pretensão em ser famosa”, contou.
Natural de Rondônia, Jaine se mudou para Mato Grosso há 2 anos, onde a mãe dela já morava há 15 anos.
Seletivo para gari
Seu primeiro trabalho na cidade foi como garçonete, depois passou a fazer faxinas. Ela estava desempregada no início de 2021, quando viu o edital do processo seletivo para a prefeitura.
“Passei em primeiro lugar e, alguns dias depois, fui convocada. De início, a vaga que tinha disponível era para trabalhar na coleta, ou seja, no caminhão de lixo, sem hesitar, aceitei”, relembrou.
Ela diz que, em nenhum momento, menosprezou o trabalho como gari. Ao contrário, diz ser a melhor oportunidade que ela já teve.
“Se tiver a oportunidade, quero incentivar as pessoas, mostrar a elas que não existe distinção de trabalho, todos são dignos”.
Além do trabalho diário, Jaine, que é mãe de uma menina de 5 anos, cursa o 4º período de licenciatura em matemática.
No entanto, depois de ver aumentar o número de seguidores nas redes sociais e a repercussão por causa da profissão que executa atualmente, a gari, que sempre teve uma vida modesta e tímida, vê a oportunidade de novos horizontes.
Antes, ela não se enxergava ‘influencer’. Hoje, não descarta essa possibilidade. (Por Lidiane Moraes, da primeira página)