“Gestão Compromisso com o Futuro” garante o 1º transplante de rim de paciente de Naviraí
O Governo de Naviraí confirmou ontem (17-01), a realização do 1º transplante de rim de 2025 por intermédio da atual “Gestão Compromisso com o Futuro”. Foi transplantada nesta quinta-feira (16-01), a paciente Dorotéia Ferreira dos Santos que, há muito estava na fila de espera por um rim compatível.
O prefeito Rodrigo Sacuno e a gerente municipal de Saúde, Dr. Ângela Cunha Castro Lopes confirmaram que o transplante de sucesso foi realizado no Hospital do Rocio, em Campo Largo (PR). “Estamos muito felizes, pois, a paciente recebeu um rim que constatou-se compatível, a cirurgia ocorreu sem intercorrências, sem nenhum tipo de problema, e a paciente permanece em recuperação na UTI”, comentou satisfeito o Chefe do Executivo.
A gerente Dra. Ângela destacou o bom funcionamento das equipes da Gerência de Saúde, através do Núcleo de Agendamento e Regulação, gerenciado pela servidora Flaviany Maria Enedino da Silva, que estava em sintonia e bem conectada com os motoristas das ambulâncias, e se empenhou para articular a logística em tempo recorde.
“A equipe de transplante do Hospital do Rocio entrou em contato na noite de quarta-feira. Contactamos a paciente e encaminhamos após duas horas. Na manhã de quinta-feira o transplante foi concluído. Não passamos dados sobre o quadro clínico, pois, essas informações são liberadas apenas pelos médicos em horários de visitas”, observou a gerente.
“Neste sábado teremos devolutiva da paciente, quando então, teremos mais informações. O importante é que a Saúde Municipal cumpriu com eficiência suas responsabilidade e estamos atuando para resgatar as boas condições de saúde de mais uma pessoa de nosso município. Todos estão de parabéns, por isso, agradecemos a equipe do Município e os médicos especialistas do Hospital do Rocio que fizeram o procedimento cirúrgico com maestria”, frisou Dra. Ângela.
Foto da Capa: Vista parcial do Hospital do Rocio onde paciente de Naviraí foi submetida à cirurgia de transplante de rim. ©Divulgação/Internet
(Da assessoria)