Governador visita curso de Direito da Uems de Bataguassu neste sábado e pode anunciar permanência
A comunidade acadêmica do curso de Direito de Bataguassu, ofertado pela Universidade Estadual de MS (Uems) vive a expectativa da visita do governador Eduardo Riedel e do reitor Laércio de Carvalho (foto em destaque), neste sábado, às 15h. Durante a visita, será entregue ao governador um abaixo-assinado onde se pleiteia a abertura de uma segunda turma de Direito a partir de 2025, consolidando assim o curso no município.
Implantado neste ano pela Uems, o curso representa uma grande vitória para a comunidade acadêmica local, que passa a ter acesso ao ensino superior de forma gratuita e de boa qualidade.
O curso de Direito em Bataguassu se tornou realidade em função do empenho do deputado estadual Pedro Arlei Caravina que, enquanto secretário estratégico de Governo, articulou com o governador Eduardo Riedel e o reitor Laércio Carvalho sua instalação no município. Caravina foi prefeito por duas gestões em Bataguassu, que é também sua principal base eleitoral.
O curso em Bataguassu funciona nas dependências do Centro Educacional Jovens do Amanhã (CEJA), tendo como coordenador o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa. Para seu funcionamento, o município firmou convênio de parceria com o governo estadual.
Na semana passada, professor Lúcio Flávio e parte da turma de Direito de Bataguassu participaram de importante congresso jurídico em Campo Grande. Aproveitando a presença do governador na abertura do evento, Lúcio Flávio – que também foi um dos preletores do congresso – convidou Eduardo Riedel (foto em destaque) para visitar as instalações do curso na divisa de MS com São Paulo.
Comunidade mobilizada – Antes do contato com o governador, a comunidade acadêmica esteve na Câmara de Vereadores e na Prefeitura, agradecendo a parceria e solicitando apoio para o movimento de consolidação do curso em Bataguassu, por meio do funcionamento da segunda turma de Direito a partir de 2025.
Também está em curso um abaixo-assinado para ser entregue durante a visita do governador Eduardo Riedel. Os acadêmicos estão sensibilizando diversos setores da comunidade para adesão ao documento, visando fortalecer o movimento de consolidação do curso de Direito em Bataguassu. Para assinar, é só acessar aqui