Governo e Assomasul reforçam parceria de ofensiva contra o vírus no MS

Uma reunião realizada na manhã de sexta-feira (10) na Secretaria de Estado de Saúde (SES) com a participação de dirigentes da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) iniciou a discussão de estratégias para intensificar o processo de imunização em Mato Grosso do Sul, que serão apresentadas nos próximos dias.

“Vamos reforçar as parcerias que o Estado tem com os prefeitos e prefeitas para que possamos completar o ciclo vacinal da nossa população e ampliar a dose de reforço em idosos acima de 70 anos, bem como avançar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos”, explica o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Levantamento da SES aponta que atualmente há 313 mil doses de vacinas disponíveis nos municípios para serem aplicadas na população. Para o melhor aproveitamento, o governo do Estado quer intensificar a aplicação da terceira dose nos idosos acima de 70 anos e nas pessoas imunossuprimidas, bem como nos adolescentes de 12 a 17 anos.

“Os municípios também têm disponibilidade de vacinas da Coronavac para quem ainda não tomou a segunda dose. Inclusive alguns que têm acima de 18 anos e que não tomaram nenhuma dose ainda, devem procurar as unidades para não ficarem suscetíveis à doença, ainda mais agora como surgimento da variante Delta”, salienta o secretário.

Parcerias

O presidente da Assomasul Valdir Júnior e o presidente do Cosems Rogério Leite concordam com a possibilidade de adotar estratégias para reforçar a vacinação contra a Covid-19. Segundo o prefeito Valdir, a entidade vai convocar novamente os prefeitos para que os municípios atuem com as equipes de imunização aos sábados, domingos e feriados.

E fez um apelo:  “não adianta o prefeito e o governo montar uma estrutura, distribuir as doses e a população não comparecer aos locais de vacinação. Precisamos dividir essa responsabilidade para que continuemos liderando o esse processo em nosso país”.

Participaram do encontro na manhã desta sexta-feira, além dos já citados, os prefeitos de Bela Vista, Reinaldo Piti e de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari; a diretora geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho; e o assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha. (Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *