Hermélio Silva vai editar mais um livro de Joabe, o guerreiro da superação
O poeta, comunicador e escritor Hermélio Silva, de Rondonópolis, está imerso num trabalho de literatura para a inclusão. Ele é consultor da próxima obra de Joabe Tavares de Souza, que prepara seu terceiro livro. Denominado como guerreiro da superação pelo escritor, Joabe é deficiente e usa apenas um dedo do pé esquerdo para digitar as palavras.
Hermélio conta que sua consultoria cultural para o novo livro de Joabe, “Rascunhos Fragmentados”, tem sido basicamente virtual, em função da pandemia. Mesmo a distância, o escritor vivencia o sentimento do autor de estar atento às pautas do cotidiano, coerentes e atuais. Na semana passada, Hermélio foi até a casa de Joabe para detalhar a finalização da obra. O encontro contou também com a presença do professor e escritor Adilson José Francisco e de dona Maria, mãe do Joabe,
“Fiquei muito mais encantado com tudo que vi e ouvi. Conheci um Joabe crítico, preocupado com o mundo, um intelectual ativo e que não mede esforços para que suas idéias alcancem a todos”, comentou Hermélio, destacando que a intenção do autor é que seus textos ajudem a formar, informar e propagar o saber cultural.
Hermélio Silva define Joabe como um soldado de Miguel de Cervantes – escritor espanhol que escreveu a lendária obra Dom Quixote – que, além de acreditar em seu comandante, também faz de verdade a sua ação instigante neste novo livro que vai encantar quem ler. Emocionado com o conteúdo do escritor e do ser humano, o consultor antecipa a apresentação de Joabe no seu terceiro livro.
“É formado em História. Poeta, escritor e batalhador pela causa da inclusão das pessoas com deficiência. Atua como palestrante, compartilhando suas experiências e vivências como deficiente cadeirante, poeta, escritor e ser humano, como motivação, para pessoas que assim como ele, buscam o seu lugar no mundo e na sociedade”.
MÃE, A FORTALEZA
Dona Maria, hoje octogenária, uma verdadeira mãe na amplitude da palavra, abdicou de tudo para cuidar do filho. Passou as maiores dificuldades da vida para lhe dar uma melhor qualidade de vida, dentro dos seus limites.
Hermélio cita como um exemplo na trajetória da mãe fortaleza, o fato de levar o filho para a escola no seu colo por inúmeras vezes, até quando conseguiu uma cadeira de rodas simples, que às vezes emperrava as rodinhas. “Isso dá um belíssimo livro para elevar a autoestima de alguns de nós que desanimamos à toa com um impedimento qualquer. Ela me falou que descobriu que o Joabe usava o dedo do pé com precisão, quando o viu manusear o botão do radinho de pilhas para uma melhor sintonia”, descreve o escritor.
O reconhecimento pelo apoio da mãe é sagrado para Joabe e a dedicação de mais um livro é para ela. “À minha guerreira mãe, por estar sempre comigo nas lutas”, escreve o filho.
Ao citar esta dedicatória, Hermélio Silva acrescenta mais palavras para expressar a admiração pela força de vontade de Joabe Tavares de Souza. ” Um homem sábio, que compreende e ama a Deus, mesmo tendo que digitar todos os seus textos apenas com o dedão do pé esquerdo, num teclado deixado ao solo, sentado numa cadeira de rodas e tendo que se mover usando esse pé esquerdo. Um verdadeiro e valente soldado do tempo do seu tio Davi, o bíblico”, define o escritor ao guerreiro da superação, declarando ser fã e admirador pela sua vida de lutas.