História do município e de prefeito se entrelaçam em Jateí
A história do município de Jateí e a de seu atual prefeito, Eraldo Jorge Leite, andam juntas no tempo. O município completa neste dia 11 de novembro seus 57 anos de emancipação político administrativa, enquanto o prefeito completou em 28 de setembro 68 anos de idade. A diferença é que o prefeito Eraldo chegou ao município junto com sua família quando ainda se formava o então povoado, no final de 1.959 e começo de 1.960, quando Jateí pertencia a Dourados. O filho de José Jorge Leite e Bernadete tem então seis décadas de existência em Jateí, três anos a mais dos 57 anos de emancipação de Jateí.
Eraldo Leite aportou em Jateí quando tinha por volta de seus 8 anos de idade, vivenciando todo o processo de desenvolvimento da localidade. Seu pai, Zé Jorge, foi uma das lideranças políticas da época que encamparam a luta pela independência política de Jateí, vindo a ser o seu terceiro prefeito, já na década de 1.970.
A paixão política de Zé Jorge pela política acabou por atrair Eraldo para disputas eleitorais no município, tendo disputado seis eleições e vencido quatro. Neste ano, ela está na sétima disputa, buscando sua reeleição para a Prefeitura. Além de Eraldo, o patriarca da família também despertou a política em seus irmão Carlos Aberto (Beto) – que foi vereador em Jateí -, Maria Jorge (Mariquinha) e José Jorge Filho (Zito), que tiveram mandato na Câmara de Fátima do Sul.
Durante recente encontro com o empresário Alessandro Boigues, na Fazenda Chapadão, Eraldo Leite se emocionou ao relembrar sua própria história em Jateí. Alessandro é filho de Arthur Boigues, dono da primeira cerealista de Jateí – que era localizada onde hoje está o Clube Piscina – onde Eraldo trabalhou dos 13 aos 16 anos. “Comecei trabalhar cedo e seu Arthur foi meu primeiro empregador”, relembrou o atual prefeito para Alessandro, que atualmente é um dos principais suinocultores do município.