Hospital Cassems de Aquidauana completa 15 anos de bom atendimento em saúde
O Hospital Cassems de Aquidauana completou no dia 28 de fevereiro, 15 anos de cuidados com a população do município e de cidades vizinhas, como Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Bodoquena. Alinhando tecnologia de ponta à humanização no atendimento, a unidade é referência para o Portal do Pantanal.
Atualmente a Unidade Hospitalar da Caixa dos Servidores de Aquidauana conta com 98 funcionários e o corpo clínico é formado por 40 médicos especialistas, 10 médicos clínicos plantonistas, 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta para atender os pacientes internados e 1 psicóloga. O hospital dispõe das seguintes especialidades: anestesiologia, cardiologia, endoscopia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia e urologia, além de cirurgias geral, vascular e médica.
É difícil traduzir em palavras a luta de homens e mulheres que ousaram, com sabedoria e coragem, ao criar a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, a Cassems, inaugurando um modelo de organização e gestão em saúde a partir da construção participativa e coletiva, fortalecendo a prática da reciprocidade.
Ao longo desses 22 anos, a Caixa dos Servidores cresceu, inovou, profissionalizou-se e mudou a vida dos sul-mato-grossenses tanto na saúde, quanto na economia. Não cresceu apenas em estrutura, mas também na quantidade e na qualidade de atendimentos.
A prioridade da Cassems sempre foi a qualidade de vida dos servidores em todo o estado, que antes só podiam ser atendidos na capital. Aos poucos, foi-se construindo uma rede própria que possibilita atendimento de qualidade em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
O hospital de Aquidauana foi totalmente reestruturado e remodelado. Entre os ambientes que foram ampliados está a recepção do PAM (Pronto Atendimento Médico) ficando subdividida em 2 recepções, com brinquedoteca, (PAM e especialidades). A unidade também ampliou o número de consultórios, que passou de 4 para 8 consultórios – sendo 2 na urgência/emergência e 6 no ambulatório/ atendimentos eletivos de especialidade. Ainda foram reestruturadas as salas de tomografia, raios-x, ultrassom e mamografia. A unidade contará também com uma sala de observação pediátrica, brinquedotecas, reestruturação geral de internação e nova fachada. Em breve, o Hospital Cassems de Aquidauana contará também com o serviço de ressonância magnética, o único da região.
O gerente da unidade, Julio Rossi, lembra que a estrutura erguida pela Caixa dos Servidores desde a sua criação foi muito importante para a região e, constantemente, recebe investimentos significativos. “Além da reforma estrutural, trocamos o Raio-X antigo e colocamos um modelo novo, tomografia de última geração, compramos um aparelho de mamografia e, em breve, a ressonância magnética estará em funcionamento, tudo para melhor atender moradores de Aquidauana e região.
Em 2022, o hospital realizou aproximadamente 25 mil consultas, entre atendimento de urgência e emergência, 676 de internações, 563 cirurgias e 20 mil exames de diagnósticos.
Para o servidor público, Anderson Luiz de Oliveira, o Hospital Cassems é motivo de orgulho para a cidade, tanto na questão de saúde, quanto no atendimento.
“Devido a profissão, faço acompanhamento de saúde a cada seis meses, então, vou sempre ao hospital, que é referência para toda região. É notório a reforma e ampliação que foi feita na unidade, o atendimento é muito bom. A Cassems está de parabéns pelo investimento e por acreditar na nossa cidade”, destacou.
Beneficiário desde o Previsul, José Luiz de Souza acompanhou a transição e criação da Caixa dos Servidores. Para ele, é muito satisfatório ser beneficiário, pois o atendimento é ótimo e rápido, moderno e eficaz. “A minha mãe está com 100 anos e temos o plano há 40. Ela foi salva várias vezes na Cassems e há três anos a mãe não interna mais. Graças ao plano de saúde da Cassems, ela está com muita saúde, vigor e, se Deus quiser, vai viver muitos anos ainda”, comemora.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que a unidade que comemora 15 anos hoje foi muito importante para resgatar o atendimento a beneficiários da região. “O hospital cresceu, aumentou o número de atendimentos, de cirurgias, de internações, houve a necessidade de fazermos uma bela ampliação, modernizando toda a nossa estrutura para entregar a todos vocês um hospital de qualidade tanto assistencial, quanto na humanização do atendimento. Nosso objetivo é sempre melhorar progressivamente toda a estrutura de atendimento em saúde da nossa Cassems. Parabéns a toda nossa equipe na certeza continuaremos sempre a construir uma saúde de melhor qualidade”, afirmou o presidente da Cassems, Ricardo Ayache.
(Da assessoria)