Igreja aposenta o lendário Padre Lothar em Rondonópolis

Considerado um mito em Rondonópolis, Padre Lothar se torna pároco emérito de sua Paróquia São José Operário

 

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga emitiu nota neste sábado, dia 4 de agosto, “aposentando o padre Lothar Bauchrowitz, que chegou à região no ano de 1.960. Referência no trabalho social no município, padre Lothar se tornou numa espécie de mito, em função de sua dedicação e defesa intransigente das camadas mais humildes.

Pela nota, padre Lothar vai continuar morando na casa paroquial, mas não será mais pároco da Paróquia São José Operário e seu lugar será ocupado pelo padre Volnei Luiz Weber. Alemão de nascimento, Lothar diz que Rondonópolis é sua segunda pátria. Sua vida de sacerdote no município tem destaque na construção de casa própria para os pobres, programas de segurança alimentar que afastam o fantasma da miséria e da pobreza, assistência às mães e implantação de creches, entre outras ações humanitárias.
Abaixo, a nota oficial da Diocese, assinada pelo bispo Dom Juventino Kestering,sobre a aposentadoria do padre Lothar e outras mudanças na estrutura sacerdotal em Rondonópolis.
COMUNICAÇÃO ÀS PARÓQUIAS
Rondonópolis, 04 de agosto de 2018
Prezados presbíteros e Povo de Deus,
Desde o tempo da Páscoa, o Conselho de Presbíteros vem refletindo sobre algumas mudanças necessárias na estrutura das paróquias e transferencia de padres. Levou-se em consideração as exigências pastorais, a vida do presbítero e o bem do Povo de Deus. Sendo assim no decorrer do mês de agosto e início de setembro estão previstos os seguintes cuidados pastoris e consequentes transferências de padres.
Pe. Lothar Bauchrowitz, pároco da Paróquia São José Operário entrega sua missão de pároco, continua residido na casa paroquial, como pároco emérito e receberá todo apoio e cuidado. Em seu lugar será nomeado como pároco Pe. Volnei Luiz Weber, transferidos da Paróquia Santa Terezinha em Rondonópolis. A Paróquia São José Operário terá também como vigário paroquial, Pe. Milton Gomes Gonçalves, sendo transferido da Paróquia São Sebastião de Alto Garças. Pe. Franz Laxcontinua vigário auxiliar na Paróquia São Jose Operário e presença fraterna junto ao Pe. Lothar. Pe. Thiago Silveira Barros, atualmente vigário paroquial em São José Operário será transferido como pároco na Paroquia São Sebastião em Alto Garças,Pe. Eriovaldo Couto de Queirós será pároco na paróquia Santa Terezinha em Rondonópolis, Pe. Jhonatha Almeida da Silva, vigário paroquial na Paróquia São José Esposo será nomeado pároco administrador da nova Paróquia a ser criada. Seminarista (diácono) Erivelton Almeida Postil, em fins de agosto, será transferido da Paróquia Santa Cruz para a paróquia São José Esposo.
Será criada, com um decreto especial a nova Paroquia São João Bosco, com sede na Vila Rica, desmembrando da Paróquia Santa Terezinha, Catedral Santa Cruz e Paróquia São José Esposo. Na paróquia Santa Terezinha será anexada a comunidade Kolping, atualmente de responsabilidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a responsabilidade do cuidado da Santa Casa e das clinicas adjacentes.
Essas mudanças são para o bem da Igreja e querem contribuir para o crescimento humano, espiritual e eclesial das comunidades. Solicitamos aos cristãos fiéis que acolham com alegria e colaboração essas transferências. Que o Sagrado Coração de Jesus patrono da diocese derrame abundantes graças e abençoe o ministério dos presbíteros e a missão do Povo de Deus.
Rondonópolis, 04 de agosto de 2018, dia de São João Maria Vianney, patrono dos padres diocesanos. Com a bênção,
Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *