Instagram de paisagens atrai turistas do mundo todo para visitar MT

Salto Belo em Campo Novo do Parecis pelas mãos de josemedeirosimagem
Fotos: Reprodução Instagram

Apaixonado pelas riquezas naturais de Mato Grosso, desde os 13 anos João Oliveira se dedica às mídias sociais que valorizam as paisagens do Estado. As imagens compartilhadas variam entre cerrado, floresta amazônica, pantanal mato-grossense ou vida urbana. As fotos são dele e de fotógrafos profissionais, amadores e também seguidores que publicam os registros acompanhados pela hashtag indicada no perfil. No Instagram @matogrosso_brasil, no entanto, tudo começou em 2014. Hoje, é um dos maiores users com a proposta de apreciação da terra do sol, soma 31 mil seguidores e guarda mais de 3 mil fotos.

Segundo João [@joaooliveira15], que tem 20 anos, a conta foi criada de forma espontânea, sem interesse comercial definido e porque ele já gostava de gerar conteúdo nas mídias. Sua intenção era também ampliar o leque de perfis relacionados ao turismo e ecoturismo do Estado. “Eu tinha uma página sobre Mato Grosso no Facebook, mas a minha paixão era mesmo o Instagram. Como ainda existiam poucos perfis relacionados a este tema com foco no nosso Estado, eu criei minha própria página e comecei a postar as fotos”, lembra.

João Oliveira que criou conta sem interesse comercial

Na época, ele tinha pouco conhecimento das técnicas para publicações, como uso das hashtag, mas com o tempo foi se aperfeiçoando e hoje, prestes a abrir a própria empresa na área, diz como foi o passo a passo da sua ascensão na rede. Ele ainda menciona que tem o apoio de Lourdes Poiani [@lu_poiani], que antes era apenas uma seguidora assídua, mas que há 3 anos divide a moderação do perfil com ele. Outro ponto importante foi à troca de divulgação com a página @ceudemt, mais antiga que a de João.

Cerca de quatro postagens são feitas ao dia, considerando o clima e os momentos, como nascer ou por do sol, dia ensolarado, chuva ou frio. Seguidores enviam muitas fotografias em tempo real, mas o jovem também tem fotos de arquivo.

Seguidores 

Com o passar dos anos, o perfil ganhou seguidores não apenas mato-grossenses, mas de todas as partes do Brasil e mundo. Ao manusear o celular para mostrar as interações da página para a reportagem, ele abre em um mapeamento que demonstra o grande percentual de visualizações na Argentina, Peru, Angola, Portugal, Marrocos, Japão e outros lugares.

João Oliveira no mirante do Alto do Céu em Chapada dos Guimarães

Para ele, isso acontece porque as pessoas se impressionam com a diversidade natural daqui e, por morarem distantes de tudo isso, seguir a página e programar uma viagem para Mato Grosso é algo freqüente. Entre depoimentos, ele ressalta o de uma francesa que sempre se emociona com fotos de animais como onça pintada ou tuiuiu. “É muito gratificante ver uma pessoa de outro estado ou de outro país querendo conhecer o nosso Estado pois ficou encantada com as paisagens”, descreve.

Os mochileiros também projetam suas trilhas por meio das fotos postadas dos lugares, que quase sempre também levam legenda com nome e pontos positivos do local. O carioca Daniel Fernandes [@danielhffernandes], um dos viajantes, informou ao João que as publicações na page foram cruciais para ele decidir a trip no Estado. Após a viagem, em seu Instagram vários registros foram feitos em Chapada dos Guimarães, Nobres, Cáceres e região transpantaneira.

O cuiabano considera importante essa atuação nas redes sociais, mas ainda segue de forma totalmente independente e sem auxílios governamentais para o estímulo à preservação ambiental e turismo em Mato Grosso. Ele revela fazer parcerias com eventos ou empresas, mas garante que ver as pessoas se apaixonarem pelo que o Estado que nasceu é ainda mais gratificante. “As pessoas ficam muito impactadas com as belezas naturais do nosso Estado, como as cachoeiras, o Pantanal, Chapada e com a nossa fauna e flora de uma forma geral. Isso é levar os pontos turísticos do Estado para vários lugares do mundo e com certeza vale muito a pena”, finaliza.

(Fonte: RDnews)

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