“Jardim da Poesia” do Hospital Cassems de Campo Grande faz florir esperança nas pessoas

Considerada uma das sete artes tradicionais a poesia se mostra um conforto em diversos momentos. Como curar as dores na alma e fazer florescer esperança nos corações de quem enfrenta as dificuldades da internação de familiares.

Essas foram as principais queixas que levaram visitantes, acompanhantes e pacientes do Hospital Cassems de Campo Grande a procurarem o Jardim da Poesia para receber aconchego por meio de poema.

A historiadora, escritora e responsável pela ação Raquel Anderson, conta que a iniciativa foi muito bem recebida pelas pessoas que passaram pelo Hospital Cassems de Campo Grande.

“Escrevi 200 poesias e é interessante observar o quanto poemas, que podem até passar despercebidos no dia a dia, são uma importante fonte de carinho nesse momento. As pessoas se sentem recebidas, acolhidas, com essa singeleza que é a poesia”, conta a escritora e poetisa.

Foi a filha Ana Ester de Souza Campos, que mostrou ao beneficiário Samuel do Espírito Santo Campos, de 56 anos, o poder da poesia. “O projeto [A Literatura Cura] havia passado por lá e entregou a poesia para ela, estava com autoestima elevada, me mostrou a poesia e eu guardei. E a gente tem tido notícias de grandes melhoras por parte dos médicos e creio que em breve ela começará a receber estímulos e passará para a reabilitação”, conta.

O beneficiário está acompanhando o tratamento da filha, que fez uma cirurgia de um nódulo que estava no tronco próximo ao cerebelo e ao ver a poesia decidiu passar pelo Jardim. “Achei, muito bom, importante e alegra a nossa alma, me deixou muito confiante”, pontua Samuel.

Quem também experimentou a sensibilidade da poesia foi o beneficiário, Lindojhonson Antônio dos Santos, de 55 anos, e que acompanha o tratamento da filha Eloisy. “Estou com minha filha internada, e por acaso passando em frente ao pátio me deparei com o Jardim da Poesia. E foi muito importante para a autoestima, para encorajar para que possamos encarar o desafio”, ressalta.

Além de ter poesia inspirada na história dele Lindojhonson solicitou um poema para a filha que estava internada na UTI. “Quando ela foi estubada a gente leu a poesia para ela, simplesmente o sorrisão no rosto dela foi espetacular entendeu, então eu creio que não tem como a gente viver sem poesia, poesia acalma a alma e o coração”, relembra o beneficiário.

O Jardim da Poesia é um desdobramento do projeto A Literatura Cura, também desenvolvido no Hospital Cassems de Campo Grande, e segundo Raquel Anderson reforça o poder transformador da poesia. “Em geral, as pessoas têm dificuldades de administrar perdas, momentos difíceis, porque estão vindo com uma somatória de sentimentos. Então, a poesia traz esse encantamento, faz brotar essa esperança”, conclui.

O Jardim da Poesia faz parte das comemorações de aniversário de seis anos do Hospital Cassems de Campo Grande e dos cinco anos do projeto A Literatura Cura e foi realizado entre os dias 14 e 18 de outubro no Hospital Cassems de Campo Grande.

(Por  Tathiane Panziera, da assessoria – Foto: Messias Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *