Jateí: Antes de ser 100% asfaltado, distrito recebe drenagem e ampliação da rede de esgoto
O distrito de Nova Esperança, em Jateí, está convivendo com homens e máquinas desde o mês de setembro do ano passado. É que a localidade está recebendo obras de pavimentação asfáltica e deve ser em breve um dos únicos distritos do Estado a ter seu núcleo urbano totalmente asfaltado. Mas, antes de receber a camada de asfalto, as ruas estão sendo “rasgadas” para a colocação de tubos de concreto em suas laterais. São as galerias de captação de águas pluviais, responsável pelo escoamento da água em dias de chuva, bem como tubulação para a rede de esgoto.
Além de ser um dos poucos distritos no Mato Grosso do Sul com galerias de águas pluviais em sua malha pavimentada, Nova Esperança é também o único distrito do MS com 100% de rede tratamento de esgoto. As obras no distrito são fruto da boa articulação do prefeito Eraldo Jorge Leite junto ao governo estadual, que está executando a obra. O prefeito destaca a parceria com o governador Reinaldo Azambuja e a união de esforços dos vereadores locais e demais lideranças políticas das esfera estadual e federal. “O empenho de todos e de todas foi decisivo para viabilizar esta benfeitoria e transformar Nova Esperança num verdadeiro de obras”, enfatiza Eraldo Leite.
O prefeito jateiense tem acompanhado de perto as obras de saneamento básico no distrito de Nova Esperança, vistoriando os trabalhos da extensão da rede de esgoto e ligações domiciliares que estão sendo executados pela Sanesul.”Somos gratos pela atenção do governador Reinaldo e o atendimento do presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Júnior, nestes serviços essenciais para a saúde da população, cuja estrutura fica debaixo da terra depois depois de concluídos. Ou seja, depois de pronto não é visível, mas é de extrema importância para todos os moradores”, observou.
Além das obras de extensão de rede de esgoto, as obras de asfalto em Nova Esperança receberam ainda tubulação para a implantação de galerias de águas pluviais. A drenagem previne alagamento nos dias chuvosos e é fundamental para ajudar na conservação das vias que receberam o pavimento.