Jateí é destaque estadual em evento do SUS com técnicas complementares em saúde

A atenção em saúde no município de Jateí celebra mais dois importantes reconhecimentos, por aplicar técnicas complementares no tratamento e reabilitação de pacientes. O município participou da 10ª edição da “Mostra de Experiências Exitosas – MS, Aqui tem SUS”, realizada no dia 9 de abril, na Escola Técnica do SUS, em Campo Grande. Entre 179 trabalhos apresentados, Jateí recebeu o prêmio de terceiro e décimo quinto lugares, com trabalhos apresentados pela fisioterapeuta Daniela Caine e a enfermeira Natália Muller.
As profissionais foram recebidas nesta semana no gabinete da prefeita Cileide Cabral da Silva Brito (foto em destaque), que parabenizou Natália e Daniela pelo trabalho, bem como destacou a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Jateí. O encontro no gabinete foi acompanhado também pela secretaria municipal de Saúde, fisioterapeuta Kelly Cristina Leite e pela vereadora Andréa da Farmácia.
O que recebeu terceiro lugar é um relato da implantação das práticas de auriculoterapia em nosso município, que aconteceu após a formação de Natália num curso ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo a primeira das (Práticas Integrativas e Complementares a Saúde (PICS), implantadas no município.
Atualmente quatro profissionais da secretaria municipal de saúde aplicam a técnica na sede e nos dois distritos. O público contemplado são crianças, adultos e idosos que procuram a unidade ou são encaminhados pelos demais profissionais de saúde do município. O trabalho foi apresentado contando com relatos de melhora de sono, ansiedade, estresse e dores em geral, promoção de bem-estar e melhora da qualidade de vida.
O trabalho reconhecido de Daniela com o quinquagésimo lugar se trata de uma ação para minimizar a lista de espera do serviço de fisioterapia do distrito da Gleba Nova Esperança. O serviço em questão contava com 66 usuários aguardando em lista de espera desde 2022 e com a criação de grupos de exercícios e a prescrição de exercícios individualizados, que corresponsabilizam os usuários pela sua saúde, levaram a diminuição do número dos que aguardavam para 16.
Além de troféu e certificado, Jateí garantiu também vaga na “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, levando o nome do município para representar o estado do MS na etapa nacional, que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 18 de junho de 2025.
O que é – As Práticas Integrativas Complementares (PICS), utilizam recursos terapêuticos que possuem como base conhecimentos tradicionais, utilizado para prevenir diversas doenças como a ansiedade. Além disso, são práticas que tratam a saúde do indivíduo na sua multidimensionalidade: física, emocional, mental, social e espiritual, a fim de promover, manter e recuperar a saúde, com uma escuta acolhedora, construindo vínculo terapêutico, humanizado, trabalhando o indivíduo como um todo, promovendo o equilíbrio das energias não apenas com um conjunto de sintomas.
A auriculoterapia é umas das práticas integrativas ofertadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituídas pela Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC), é uma técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde tais como ansiedade, sendo utilizado como um tratamento de alternativa não farmacológica.