Jateí intensifica ações de combate à dengue em todo município
A Secretaria Municipal de Saúde de Jateí, por intermédio da Gerência Municipal de Vigilância Sanitária e Endemias, está realizando uma campanha preventiva contra a dengue, zika e chikungunya no município.
Os trabalhos estão sendo realizados pelos agentes de combate a endemias, na sede do município, no distrito de Nova Esperança também no núcleo urbano do assentamento Gleba Nova Esperança.
A principal missão deste trabalho preventivo é consiste na eliminação de todos os depósitos propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças.
Os agentes, além de combater os focos de possíveis criadouros do mosquito transmissor, também aproveitam o trabalho para informar a população sobre a importância da ação de prevenção. Unidos na guerra contra o mosquito, os agentes de endemias entram em todas as residências e orientam a população sobre esta campanha preventiva.
A limpeza de seus quintais, além de outros locais que podem juntar água parada, é um pedido permanente aos moradores. O objetivo é mobilizem para eliminar todo e qualquer objeto que possa favorecer a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como plástico, latas, sacolas, garrafas, pneus, papéis, lonas, etc.
A Prefeitura de Jateí faz questão de reforçar que a intenção é manter o índice baixo de casos, com um trabalho ativo de prevenção das equipes responsáveis nas visitas domiciliares. O setor de saúde está na luta permanente contra o mosquito, mas é de vital importância a participação ativa da população para não deixar água parada nem locais propícios para acúmulo dela. Permitir e facilitar a entrada dos Agentes de Endemias em suas residências também é uma ação decisiva no trabalho de combate aos focos do mosquito transmissor.
Notícia relacionada: