Jateí mobilizado contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes

Faixa na entrada cidade anuncia a campanha contra os crimes à infância e adolescência

Com o tema “Carinho e atenção, violência não!”, o município de Jateí está mobilizado na campanha contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Diversas ações foram desencadeadas para o mês de maio para marcar o “Dia D” de luta contra os crimes que ainda são cometidos contra a infância e adolescência.

O “Maio Amarelo” está presente em diversos pontos do município, chamando a atenção para se combater e prevenir os crimes contra a infância, Em alusão a data 18 de maio, a Prefeitura de Jateí por intermédio da Secretaria de Assistência Social, apóia as atividades no município.

As equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)  e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) coordenam diversas ações durante o mês de maio, com objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar e informar a população o dever de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A campanha de mobilização foi iniciada com atividades de sensibilização com a comunidade, colocando banner, faixas e flores amarelas que é o símbolo da campanha, em diversos pontos da cidade e dos distritos. A equipe do CREAS é composta é  pela psicóloga Tatiane Concolato C. Fracasso (coordenadora), assistente social Clemilda Oliveira, a pedagoga Vanessa Tramontin Chaves e a recepcionista Kelly Cristina Torezan.

A programação segue nesta segunda-feira,  dia 17/05,  às 8h com adesivagem de veículos em frente da Prefeitura.  Na terça-feira, 18/05, Dia Internacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, será realizada uma carreata partindo da praça central, às 8h30min. A carreata deve percorrer as principais ruas da cidade, chamando a atenção para a campanha e o combate aos crimes contra a infância e adolescência.

A coordenação da campanha alerta que, além das atividades e campanhas de prevenção, é preciso que a população também faça sua parte denunciando casos de abusos e exploração contra a criança e do adolescente. Os canais para denúncias são o Disk 100 (anônimo), CREAS – (67) 3465-1152 e Conselho Tutelar – (67) 3465-1145.

ORIGEM

O dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pelo Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território Brasileiro.

Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo no país e ficou conhecido como o “caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta (…)

Em alusão a data 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a equipe do CREAS e CRAS, realiza durante o mês de maio ações com objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar e informar a população o dever de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *