Jateí se despede de Amaral, referência de servidor, companheirismo e pessoa do bem




Jateí perdeu na noite deste sábado (14) uma de suas figuras mais ilustres, o servidor público aposentado Roberto Silva, carinhosamente conhecido como Amaral. Sua partida deixa o mundo com uma referência a menos de amizade, companheirismo e exemplo de atender bem as pessoas.
Trabalhador do serviço público na Prefeitura de Jateí, Amaral começou bem jovem sua jornada, mas nunca deixou de buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional. Escolheu o curso de Técnico em Contabilidade para se formar e foi responsável pela contadoria e secretário de planejamento da Prefeitura por várias gestões municipais..
Foi um dos fundadores do JateíPrev, sendo seu presidente nos mandatos iniciais da previdência municipal. Se aposentou no ano de outubro de 2018.
Além da Prefeitura, Amaral foi mestre em ensinar. Se formou também em Pedagogia e deu aulas para uma legião de estudantes de sua comunidade.
Na vida pessoal, teve atuação destacada na comunidade católica local, ocupando diversos cargos, inclusive o de Ministro da Eucaristia da paróquia local.
Na política eleitoral, também deu sua contribuição, sendo candidato a vice-prefeito numa dobradinha com seu cunhado, José Alves de Araújo, nas eleições de 2000.
Roberto “Amaral”, que fez a passagem aos 64 anos, é filho do pedreiro e mestre de obras Rofeleu José da Silva, falecido em 1998, e de dona Creuza, que morreu em 2023. Rofeleu foi um dos pioneiros de Jateí, sendo ele o responsável pelas primeiras casas de alvenaria na zona urbana do município, incluindo o atual prédio da Prefeitura, que leva seu nome.
Membro de uma grande família, Amaral é irmão do atual secretório de Finanças de Jateí, Rogério Silva, que segue seus passos no serviço público há várias gestões. Além de Rogério, são seus irmãos e irmãs Helenir, Rubens, Renato, Reinaldo, Renê, Solange, Renata e Robson. É cunhado de Francisco Alves de Araújo (Tiquinho), atual vice-prefeito do município.
Era casado há 38 anos com Francisca de Araújo Silva, com quem teve uma vida de amor e companheirismo mútuo, com a geração de duas filhas (Jeane e Jeara) e um filho (Jorge), além de 3 netas (Thamires, Muriel e Ana Luísa) e dois netos (Heitor e Lorenzo).
A prefeita Cileide Cabral da Silva Brito anunciou luto oficial em homenagem a história, trajetória e a contribuição de Roberto Silva “Amaral” ao município de Jateí.

