Jateí usa interação e plantas como terapia para idosos na pandemia
Garantir a saúde mental da pessoa idosa é um grande desafio para os setores envolvidos com sua atenção, acolhimento e assistência. Em Jateí, a Prefeitura usa a criatividade para promover, de forma remota, entretenimento e integração dos idosos, com mecanismos virtuais e também o cultivo de plantas como instrumento ocupacional para combater a ociosidade.
O município mantém o projeto “Isolados sim, sozinhos não” para promover atividades de interação com a pessoa idosa, coordenado pelo Projeto Conviver. Conforme a coordenadora Rozangela Dias, o projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
PLANTAS
O projeto usa plantas para cultivo nas casas da pessoa idosa, que por meio de aplicativo de mensagens via celular, trocam informações e experiências sobre o plantio e cultivo das chamadas plantas suculentas.
O objetivo do projeto foi realizar o acompanhamento das interações sociais entre idosos residentes no município de Jateí através das mídias eletrônicas, e possibilitar o desenvolvimento de ações de educação ambiental por meio da realização de atividades de cultivo de plantas suculentas em suas casas.
O projeto também promove o “Desafio da Orquídea”, com o: cultivo de mudas de orquídeas e germinação de sementes., com oficinas de aproveitamento de materiais ou resíduos para o cultivo de orquídeas, bem como de vasilhas plásticas no preparo de vasos para plantas.
Ainda usando as plantas como terapia, o projeto realiza “Orgânica Mente”, que é a separação de resíduos orgânicos e preparo de adubos, via composteira caseira. Também por meio virtual, os integrantes do projeto também participam do “Aves do Meu Quintal”, que é o monitoramento compartilhado de aves silvestres que ocorrem em áreas urbanas.
BINGO VIRTUAL
Outra atividade desenvolvida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMAS é um bingo virtual, também por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. O bingo é realizado duas vezes por mês e tem por objetivo proporcionar um momento de descontração aos idosos nesse momento de pandemia..
A coordenação do projeto faz questão de destacar o suporte do prefeito Eraldo Jorge Leite para a realização este importante trabalho, bem como o apoio da secretária Antonia Marcília Santos. Ela cita ainda a parceria com o secretário Alex Barbosa e a bióloga Marishel, além do empenho dos servidores das duas secretarias.