O município de Jateí realiza na próxima quarta-feira, 5 de junto, a terceira edição de sua Feira de Ciências, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O local do evento será as dependências do Projeto Conviver e a expectativa é de que se repita o mesmo sucesso dos anos anteriores.
Conforme o secretário, Alex Barbosa, a feira em Jateí marca a participação do município no Dia Mundial do Meio Ambiente, voltado para toda a população, e desenvolvido juntamente com as escolas de ensino regular do município e com apresentações de trabalhos elaborados por alunos e professores.
A feira de ciências de Jateí é realizada por meio da exposição de trabalhos, coleções e equipamentos utilizados em pesquisas científicas de universidades, exposição de maquetes e experimentos elaborados por alunos e jovens integrantes do projeto Jovem Protetor da Natureza, apresentação do teatro e de informações sobre o Projeto Papagaio Verdadeiro, apresentação de informações sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e doações de mudas de espécies arbóreas nativas produzidas no viveiro da prefeitura de Jateí.
De acordo com Alex, a feira tem o objetivo de promover uma aproximação e integração com instituições de ensino – incluindo a universidade – e com a sociedade em geral, já que as exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação científica. “Elas também são instrumentos essenciais na formação dos jovens, pois é a oportunidade de transformar as teorias em prática”, observa o secretário.
O secretário aproveita para citar ainda o empenho e compromisso do prefeito Eraldo Jorge Leite e da vice-prefeita Cileide para com a causa ambiental em Jateí. “Em Jateí, existem políticas públicas para a luta em favor da conservação do meio ambiente, lugar que sustenta a vida na terra”, observa o professor.
Programação – 3a Feira de Ciências de Jateí
Data: 05 de junho de 2024
Local: Salão do Projeto Conviver de Jateí
Abertura solene às 08h da manhã
Horário de atendimento das 09h às 16h
Estandes:
1. Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
2. PET do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de MS (UEMS) de Ivinhema
3. Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UEMS de Dourados
4. Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
5. Projeto Papagaio-verdadeiro da Fundação Neotrópica
6. Escola Estadual Bernadete Santos Leite
7. Centro Municipal de Educação Infantil Mafalda Targino
8. Secretaria de Meio Ambiente (No estande da Semma serão feitas apresentações do Projeto Jovem Protetor da Natureza, distribuição de mudas de árvores e recebimento de pilhas e baterias de celular usadas).