Estradas rurais onde passam pessoas e a produção recebem atenção especial em Jateí

Prefeito Eraldo(d) vistoriando obras de recuperação de estradas na linha do Potreirito, em Jateí

O município de Jateí está entre os municípios de Mato Grosso do Sul com maior extensão de sua malha viária.  As estradas rurais representam verdadeiras artérias para o desenvolvimento econômico, social e humano, pois são a partir delas que passam a produção local, as pessoas que residem nas diferentes localidades e também o transporte escolar.

Para garantir que a população tenha plena condições de deslocamento em seu cotidiano, a Prefeitura de Jateí mantém frentes de trabalho permanentes que fazem a recuperação e manutenção das estradas rurais do município. A ação contempla todas as principais linhas de acesso, oferecendo acessibilidade para pessoas e veículos nos mais diferentes tipos de transporte.

Em função da grande extensão territorial, em alguns trechos do município, a Prefeitura estabelece parcerias com o governo estadual, produtores e empresas rurais para viabilizar o atendimento viário e o escoamento da produção. Na divisa com os municípios de Ivinhema e Naviraí, por exemplo, a Prefeitura tem uma parceria consolidada com a usina Adecoagro, sendo que mais recentemente firmou ação de cooperação de fornecimento de cascalho com a usina Central Energética para a execução de melhoramentos na linha do Potreirito, que tem ainda a presença do Governo do Estado.

Como a estradas recebem um trânsito pesado, o trabalho de recuperação e estruturação das vias exigem a execução de várias etapas para garantir sua qualidade e durabilidade. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rodrigo Félix, as frentes de serviço promovem o levantamento do leito das estradas para que elas não sofram com a ação da erosão, vindo depois o aterramento, compactação e encascalhamento.

Outra medida para conter a erosão é a implantação de lombadas de indução das enxurradas para a margem das vias, com aberturas laterais de escoamento e abertura de caixas de contenção de água em toda a extensão das estradas. “É um trabalho que envolve o esforço de pessoal especializado e máquinas como motoniveladoras, pá carregadeira, escavadeira e caminhões”, explica o secretário.

Trabalho inédito – A determinação para execução deste trabalho minucioso nas estradas rurais de Jateí é do prefeito Eraldo Jorge Leite. Conforme apurado pela reportagem, este trabalho nas vias de tráfego de pessoas e veículos é inédito, pelo menos na última década. “Pelas nossas estradas passam as pessoas e a nossa produção agropecuária. É nosso compromisso manter essas vias em perfeito estado para o acesso delas aos seus destinos, garantindo o direito de ir e vir com as melhores condições possíveis de trafegabilidade”, enfatiza o prefeito.

A assessoria do prefeito informou que atualmente as frentes de serviço na zona rural estão concentradas na linha do Potreirito nascente. sendo que posteriormente os trabalhos serão executados também na linha do Oculto poente. Ainda de acordo com a programação, outra linha a ser beneficiada com ação de manutenção será a do Caraguatá

No final de 2021, a Prefeitura de Jateí efetuou outra importante obra na localidade conhecida como Dois Bolichos, na divisa com o município de Vicentina. Com serviços de drenagem, terraplanagem, patrolhamento e cascalhamento, a atual administração contemplou um anseio antigo da população das linhas do Barreirão e Barreirinho, encurtando distâncias e promovendo a integração regional.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *