DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Joaquim Viana: Escola de Jateí recebe premiação estadual e prefeita destaca conquista

Estudantes com o secretário Raul e demais profissionais da Educação antes e depois da premiação, no Centro Popular da Cultura, em Campo Grande

Em Jateí, estudantes e profissionais da educação da Escola Estadual Joaquim Viana, do distrito de Nova Esperança, receberam na segunda-feira passada, premiação em Campo Grande.

O estabelecimento de ensino participou do Projeto Estudantes no Controle 2025, juntamente com escolas estaduais de todo o MS. A prefeita Cileide Cabral da Silva Brito acompanhou a comitiva jateiense até a capital (foto em destaque) e celebrou a conquista com toda a comunidade escolar.
“Parabenizamos todos os estudantes pela dedicação, compromisso e excelente trabalho desenvolvido. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e nossa população”, disse a prefeita, ao lado do secretário Raul Garcia, secretário municipal d Educação que acompanhou a prefeita na solenidade.
A Escola Joaquim conquistou a quarta colocação, disputando com a temática da sustentabilidade. Neste ano, a iniciativa registrou crescimento expressivo, reunindo 162 escolas de 56 municípios e envolvendo diretamente 3.240 estudantes.
Foram mais de três mil jovens discutindo, propondo, analisando e construindo, em conjunto, ações para tornar o ambiente escolar mais participativo, acessível e democrático .Ao longo dos últimos meses, o programa mobilizou intensamente equipes pedagógicas, gestores, professores orientadores e as comunidades escolares de todas as regiões do Estado.
A qualidade dos projetos apresentados demonstrou alto nível de dedicação e maturidade dos estudantes, que assumiram papéis de liderança, desenvolveram diagnósticos precisos sobre suas realidades e criaram soluções criativas e eficientes. A disputa entre as escolas foi acirrada, marcada por iniciativas sólidas e inovadoras, todas alinhadas à melhoria contínua do ambiente escolar.
O Prêmio Estudantes no Controle 2025 teve foco na educação para a cidadania, estimulando na categoria estudantil o protagonismo juvenil para fazer a diferença no ambiente em que vivem.
A participação da Escola Joaquim Viana foi formada por uma equipe de 20 estudantes, tendo como orientador o professor Rodrigo Alves da Silva e contou com o apoio do diretor Robson Santos, da coordenadora Sueli Figueiredo e da secretária Edina Florêncio. A coordenação de práticas inovadoras foi da professora Flávia Silva Cassiano dos Santos.
Com parcerias importantes, como a Prefeitura de Jateí e o apoio da prefeita Cileide, o projeto promoveu a participação ativa dos estudantes no controle de processos importantes, focando no Eixo Sustentabilidade Ambiental e Conservação do Patrimônio.
Várias ações foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente ( secretário Cícero Alkindar “Tinda” e bióloga Marichel Canazza), Câmara Municipal (Laura Medeiros e Robson Carmo), e com o apoio da Secretaria de Educação, na pessoa do secretário Raul Fernando Garcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *