Joia para o futebol, Ryan Kayo é jovem talento de um futuro presente
Uma joia que está sendo lapidada para brilhar no futebol Assim pode ser definida a trajetória de um menino da periferia de Campo Grande que está despertando o interesse de diversos profissionais da área, em função do talento para o futebol.
Seu nome é Ryan Kayo, 13 anos de idade, que começou dar os primeiros chutes a partir dos dois anos. Filho de um amputado, ele também foi o responsável pela reabilitação física e mental do pai, porque “convocou” Joel Lídio Faustino para ser seu treinador, quando ainda usava fraldas. O pedido dele para Joel, “joga comigo pai”, obrigou o então depressivo deficiente deixar a muleta e se apoiar na determinação de brincar com o filho.
Vendo o gosto do filho pelo futebol, Joel acabou se transformando em treinador do filho e demais crianças na periferia de Campo Grande. Na época com Ryan tendo pouco mais de quatro anos, ele percorreu diversas escolinhas e centros de treinamentos, mas estes locais só admitiam crianças com mais de cinco anos. “A partir desta dificuldade encontrada com meu filho, fechamos a parceria com o Colégio Vida Feliz para oportunizar aos pais a possibilidade dessa iniciação mais precoce, a partir da vocação da criança e do interesse da família”, disse Joel.
O hoje pré-adolescente Ryan Kayo é um dos destaques do trabalho de base realizado no Colégio Vida Feliz, a partir da determinação de Joel Faustino em apostar no esporte como fator de formação para a vida. Depois de ser preparado no projeto, ele foi avaliado em outros centros de treinamento na capital do MS, que também atestaram sua aptidão e talento para o futebol. O primeiro avaliador de Ryan foi Betinho Talentos.
Joel destaca e agradece ainda as passagens de Ryan Kayo pelas escolinhas do ABC, Novo, Pelezinho, Efat e Los Angeles, além do Vida Feliz. Depois desse período, ele fez testes em grandes clubes do futebol brasileiro, entre eles o Brasílis, Santos, Cortinthians e Flamengo, todos com aprovação para sua faixa etária.
Atualmente, o atleta revelação defende as cores do Chelsea Brasil, um das principais equipes de sua categoria no Estado e que possui diversos centros de treinamento em Campo Grande. Ryan Kayo é o camisa 10 desta grande agremiação, função desempenhada por atletas que tem habilidades individuais e que são essenciais para o jogo coletivo.