Julianne Caju: “Wilse foi uma mulher de luta, coragem, respeito e de amor ao próximo”
Ela viveu intensamente e deixou um legado de muita coragem, respeito, amor ao próximo, de luta e de que a educação é um dos principais caminhos para resolver as mazelas sociais e as desigualdades do nosso país. A frase é de Julianne Caju, jornalista e mestra em Educação, ao se referir à trajetória da professora doutora Wilse Arena da Costa, falecida neste dia 14 de outubro em Rondonópolis.
Ao falar sobre a passamento de Wilse, Julianne disse que está vivendo uma mistura de sentimentos com a partida com a colega e companheira de luta. “É com misturas de sentimentos que falo sobre a grande Mulher Professora Wilse! Sinto muita gratidão pelos momentos que estivemos juntas e pelos muitos que partilhamos com diálogos potentes através do celular”, expressa a professora, acrescentando que se sente uma privilegiada por ter aprendido muito com ela. “Mas sinto também tristeza pela sua partida. Professora Wilse fará muita falta. Gratidão Professora Wilse por tanto!”, agradece Caju.
Julianne Caju cita dois momentos que marcaram sua história com a Professora Wilse. “O primeiro foi em março de 2018 num sarau sobre mulheres realizado no Sesc de Rondonópolis, onde dividimos a mesa para falarmos sobre Mulheres na Contemporaneidade. Foi incrível estar do lado da super Professora Wilse”, relembra a jornalista e professora.
Outro momento recordado por Julianne Caju junto com Wilse Arena da Costa (foto) foi o primeiro desfile solidário em favor da Associação de Voluntárias de Rondonópolis Contra o Câncer (Avroc), realizado em novembro de 2019 em Rondonópolis. “Foi um momento de muita alegria e demonstração de coragem e fé. Nessas duas situações aprendi muito com a professora Wilse”, atesta.
A jornalista e professora observa que esses dois fatos juntos com a professora falecida revelaram o quanto a professora Wilse foi uma grande e inspiradora mulher. “Ela transitou em todos os espaços com muita sabedoria, coragem, inteligência, elegância e alegria. Meu desejo é que ela tenha o descanso merecido por tudo que ela fez e viveu”, ponderou.