Justiça cria força-tarefa para garantir segurança nas eleições em Rondonópolis
O relatório da última reunião organizada pela Justiça Eleitoral para discutir detalhes do plano de segurança em Rondonópolis aponta três preocupações prioritárias: conter conflitos decorrentes da radicalização política, impedir crimes eleitorais (como boca de urna e compra de votos) e também reduzir a poluição causada pela distribuição em massa de ‘santinhos’ e outras propagandas dos candidatos.
A reunião foi realizada no Cartório Eleitoral da 46ª Zona Eleitoral com a presença dos juízes eleitorais locais, Dr. Wanderlei José dos Reis (46ª ZE) e Dr.ª Maria das Graças Gomes da Costa (10ª ZE), e representantes de todas as autoridades envolvidas na segurança e execução das Eleições Gerais 2022 no município.
O juiz eleitoral Dr. Wanderlei José dos Reis fez uma exposição de cerca de uma hora e meia sobre as particularidades e o planejamento das Eleições Gerais de 2022, buscando informar os procedimentos institucionais adotados pela Justiça Eleitoral de Rondonópolis como atos preparatórios às eleições e atos que serão realizados ainda.
O magistrado esclareceu a necessidade e importância de os agentes públicos locais que atuarão nessas eleições se conhecerem e estarem familiarizados com as peculiaridades locais, sobretudo no tocante ao planejamento da segurança das eleições. Entre os temas ressaltados estão a preocupação da Justiça Eleitoral quanto a segurança das urnas eletrônicas e de todos os envolvidos no processo eleitoral, como se dará a logística das eleições no âmbito dos dois cartórios eleitorais e a transmissão de dados.
Wanderlei Reis chamou a atenção de todos os a respeito das preocupações com as eleições deste ano, reiterando a necessidade da segurança nas eleições diante do acirramento desse pleito – com foco nos eleitores, dos mesários e das urnas eletrônicas.
O objetivo foi alinhar as condutas com as forças públicas para coibir derrame de santinhos nos locais de votação e traçar algumas estratégias para coibir a prática dos crimes eleitorais com base na experiência das eleições passadas e no cenário atual.
“Tudo está muito bem organizado e planejado por todos os órgãos públicos que auxiliarão a Justiça Eleitoral nessas Eleições Gerais de 2022, havendo uma sintonia e entrosamento entre todos os agentes em Rondonópolis”, disse o juiz eleitoral Wanderlei Reis
Presenças – Após a exposição do o juiz eleitoral, o coronel PM Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, Comandante do 4º Comando Regional, e o Ten. Cel. PM Lauro Márcio Osório da Silva, responsável pelo planejamento militar local, relataram os preparativos da Polícia Militar. Eles também demonstraram preocupação com os efeitos do clima de acirramento político, mas informaram que as questões levantadas pela Justiça Eleitoral estão contempladas nos planos de segurança elaborados para as eleições em Rondonópolis e nas outras cidades sob responsabilidade do 4º Comando Regional (CR IV) da PM.
Ao final, o juiz eleitoral Wanderlei Reis franqueou a palavra a todos os agentes públicos presentes para se manifestarem sobre o pleito fazendo suas considerações, o que se deu.
Participaram da reunião os juízes eleitorais Dr. Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª ZE, e Dr.ª Maria das Graças Gomes da Costa, titular da 10ª ZE, a Dr.ª Patrícia Eleutério Campos Dower, promotora eleitoral da 46ª ZE; Cel PM Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, Comandante do 4º Comando Regional PM; Ten Cel Lauro Márcio Osório da Silva do 4º Comando Regional PM; Ten Cel BM Fabrício Gomes Costa, Comandante do Bombeiro Militar; Ten Cel Alan Sander de Oliveira Jones, comandante do 18º GAC do Exército Brasileiro; Dr. Otávio José Lima de Oliveira, Delegado da Polícia Federal, acompanhado dos agentes federais Wilian Francisco Pereira e Edsney Francisco Vaz; Dr. Thiago Garcia Damasceno, Delegado Regional da Polícia Civil, e o delegado Dr. Fernando Fleury; Inspetor chefe da 2ª Delegacia PRF Donizete Aparecido Alves de Souza, acompanhado do chefe operacional Ricardo de Freitas Passos; e as Chefes de Cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hirome Mizobe, e da 46ª Zona Eleitoral, Josane Carvalho da Silva Teixeira.
Esta foi a segunda reunião preparatória da Justiça Eleitoral realizada com esse propósito em Rondonópolis. A primeira foi realizada no dia 08 de setembro entre os juízes eleitorais, chefes de cartório e os oficiais superiores da Polícia Militar que estão no comando do planejamento e das operações da segurança das eleições locais.
(Por Eduardo Ramos, do regionalmt)